O DIA MUNDIAL DA ÁGUA CELEBROU-SE COM CASA CHEIA EM TORRES VEDRAS

28/03/2017

No Dia Mundial da Água há imensos eventos dedicados ao tema, uma profunda mobilização da sociedade civil e dos atores fundamentais do setor. A APDA não foi exceção! Debaixo do mote “road to #Worldwaterday” e “#Diamundialdaágua” (onde podemos encontrar todas as comunicações sobre o dia) fomos partilhando o que de melhor se faz por cá e pelo mundo neste dia e saímos com uma APDA News só dedicada ao tema do dia 22 de março.

No mesmo dia realizámos o Encontro APDA “Compromisso Nacional para a Sustentabilidade dos Serviços de Água e Boas Práticas no Controlo de Perdas” que com um programa recheado ao longo de todo o dia esgotou todas as inscrições, tendo a participação de mais de 160 pessoas, que encheram as instalações do Centro Pastoral de Torres Vedras.

A juntar-se às conferências desde o período de receção dos participantes estavam quatro empresas expositoras que nos apresentaram soluções no campo da gestão e monitorização para o controlo de perdas. A Contimetra/Sistimetra, a Certoma, a Hubel e a Tecnilab, preencheram o átrio do Centro Pastoral e deram ainda mais dinâmica a todos os períodos intercalares das sessões.

  

Com a presença do Presidente da Câmara e do Conselho de administração do SMAS de Torres Vedras (que nos apoiou desde o primeiro dia esta iniciativa), Carlos Bernardes, deu-se início ao encontro com uma sessão de abertura em que foi acompanhado pelo Vice-presidente do CD da APDA António José Correia e o Coordenador da Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água (CESDA), Abel Luís.

 

Durante a primeira sessão da manhã foram apresentadas os modelos de fichas de boas práticas que estarão disponíveis no site da APDA, que foram apresentadas por Margarida Pinhão (Controlo de Pressão), Cistina Caldas (Monitorização) e Hilário Ribeiro (Consumos não autorizados), todos membros da nossa CESDA.

  

Após o coffee break, a segunda sessão de conferências do dia, teve uma componente de mesa redonda, tendo antes sido apresentados os resultados do Inquérito sobre Consumos Ilícitos que foi realizado pela APDA durante o fim de 2016 e o início de 2017, e que obteve mais de 160 respostas e que pode consultar aqui. Esta Sessão foi moderada por Fernanda Lacerda, que apresentou brevemente estes resultados, e foi apresentada a experiência de Cascais nas práticas de combate aos consumos ilícitos, por Rodrigo Duarte, seguido de uma partilha em mesa redonda das opiniões e experiências da ERSAR, por Ana Rita Ramos, Águas de Coimbra, por Luís Costa e Susana Sousa da Águas do Porto que se juntaram à moderadora e ao representante da Águas de Cascais, dando lugar a um interessante debate que se centrou no balanço entre a sustentabilidade económica, a estandardização de procedimentos e até as preocupações legais e sociais das entidades na gestão dos consumos ilícitos.

 

Após o debate e a pausa de almoço, e Moderados por Jaime Melo Batista (um dos parabenizados do dia, pelo sucesso da candidatura a financiamento do LIS-Water que pode ler mais aqui), decorreu uma sessão de apresentação de casos práticos do Município anfitrião, por Sérgio Simões, de João Santos sobre a redução de perdas no sistema de abastecimento do EMAS de Beja, ou as experiências da EPAL em parceria com outros municípios portugueses com utilização dos seus projetos inovadores como por exemplo o software de gestão WONE, por Ricardo Guimarães. Depois Dália Loureiro do LNEC, apresentou a iniciativa IPerdas que será realizada em abril, finalizando com uma intervenção do Coordenador da CESDA Abel Luís, sobre os indicadores positivos do RASARP 2016.

  

   

Neste dia em que se comemorou o Dia Mundial da Água, fez-se o balanço de 1 ano do “Compromisso Nacional para a Sustentabilidade dos Serviços de Água”, e nada podia ser mais oportuno do que juntar esse balanço com um evento da APDA que se concentrou no controlo e combate às perdas dos nossos sistemas de distribuição de Água, que é uma das mais importantes variáveis para a Sustentabilidade das nossas Entidades Gestoras.

Helena Pinheiro, do PO SEUR, apresentou os resultados do PO SEUR em termos de candidaturas e aprovações de projetos e investimentos para o setor da Água, com enfoque no volume de projetos aprovados e ainda mais no número de candidaturas efetuadas pelas entidades gestoras, que revelam o esforço e a prioridade destas para melhorar a qualidade dos serviços de água em Portugal a par da inegável necessidade de investimento de muitas destas entidades.

  

Durante esta Sessão Especial, houve também espaço para um balanço mais detalhado dos resultados do Compromisso Nacional por parte do Secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins, que ressaltou a superação de muitos dos objetivos a que se propuseram na reordenação dos sistemas de gestão dos serviços de Água seja em Alta como em Baixa, dando especial ênfase ao nível de participação e decisão de todos os interessados na escolha dos modelos que mais lhes conviessem.

 

Depois e já com a presença do Ministro do Ambiente, foi feita uma breve apresentação do Presidente da Comissão Organizadora do ENEG 2017, Rui Godinho, que deu-nos um relance do que se está a desenhar para de 21 a 24 de Novembro termos mais um magnífico ENEG na Cidade Património da Humanidade da UNESCO – Évora.

  

Por fim ao lado do Presidente do CD da APDA Nelson Geada, O Ministro João Pedro Matos Fernandes, fez uma intervenção abrangente cobrindo todos os assuntos relacionados com a Água em forma de celebração do Dia Mundial, e ao mesmo tempo de sinalização das ações que este Governo tem vindo a desenvolver de forma a melhorar ainda mais o funcionamento do nosso setor, valorizando a preparação e estratégia das nossas entidades gestoras para em conjunto dar as melhores respostas aos desafios que se apresentam no futuro, incluindo a gestão e controlo de perdas, como foi o caso deste bem-sucedido Encontro em Torres Vedras.

 
 
Mais noticias em,

Notícias ao minuto: https://www.noticiasaominuto.com/economia/761789/maior-parte-de-gestoras-de-agua-deteta-consumo-ilicito-so-10-multa

PO SEUR: https://poseur.portugal2020.pt/pt/eventos/encontro-compromisso-nacional-para-a-sustentabilidade-dos-servi%C3%A7os-de-%C3%A1gua-e-boas-pr%C3%A1ticas-no-controlo-de-perdas/

Município de Torres Vedras: http://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/71155/

Tecnilab: http://www.valvulas.tecnilab.pt/conteudo/areas-actuacao/valvulas/VACH-noticias/encontro-apda-2017




design bin·rio