SEMINÁRIO APDA – COMUNICAÇÃO NO SETOR DA ÁGUA – OPORTUNIDADES E DESAFIOS

18/05/2017

No âmbito da estratégia de comunicação da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e incluído no Plano de atividades para 2017 a Associação pretende realizar um Seminário dirigido para a temática: “A Comunicação no Setor da Água – Oportunidades e desafios”. O Seminário irá realizar-se no dia 6 de junho de 2017, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.

Devido à multiplicidade de atores e públicos, às metodologias e ferramentas que os novos tempos nos apresentam e devido às especificidades institucionais e de sustentabilidade económica do setor, a Comunicação ganha a cada dia que passa mais importância para as nossas entidades e para quem usufrui dos nossos serviços. 

Tendo em consideração estes desafios e oportunidades, esta iniciativa pretende ser um espaço de partilha das boas práticas, de compreensão dos riscos e potencialidades da comunicação, bem como uma formação cooperativa entre os atores do setor e profissionais da Comunicação que possam melhorar a nossa visão e a estratégia comunicacional como entidades gestoras.

A Comunicação é um tema em que cada entidade tem públicos-alvo tão diversificados e heterogéneos que é necessário haver uma boa gestão dos recursos disponíveis para conseguir o maior alcance possível das nossas comunicações e notícias. Nesse sentido é fundamental também estar preparados para a evolução dos tempos e para a potencialização dos novos media, das redes sociais e das inovações tecnológicas e visuais que podem servir os nossos objetivos comunicacionais e chegar à audiência pretendida com maior eficácia. 

Sendo este seminário um espaço privilegiado para a capacitação dos profissionais do setor em matérias de comunicação e imagem, consideramos ser de extrema relevância abordar a nova Estratégia Nacional para a Educação Ambiental, que se encontra na última fase de consulta pública. A educação ambiental é, como sabem todas as entidades gestoras, um veículo fundamental para uma comunicação de proximidade e a sensibilização da população, principalmente para questões que nos permitem garantir uma gestão mais sustentável das nossas entidades gestoras num futuro próximo. 

A enriquecer o nosso Seminário teremos ainda uma Sessão Especial apresentada pela Direção-Geral do Consumidor / Imprensa Nacional Casa da Moeda, que servirá para apresentação do Livro de Reclamações Eletrónicos que entrará em vigor no dia 1 de Julho de 2017, e que será uma ferramenta que apresenta novas oportunidades e desafios na gestão de clientes e reclamações e na forma como as Entidades Gestoras de Água comunicam.

A APDA quer assim proporcionar a todos mais uma atividade com pluralidade de contributos e opiniões sobre um assunto que é por vezes deixado para segundo plano, mas merece uma cada vez maior atenção interna e externa por parte do setor.

Consulte o programa e ficha de inscrição aqui.

Este encontro irá realizar-se com o apoio dos SMAS de Sintra e terá início às 9h30 no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.




design bin·rio