O MUNDO EM 2050 COMEÇA A GANHAR FORMA

23/05/2017

No passado dia 9 de maio de 2017, a sala “O Século” do Ministério do Ambiente foi o cenário inspirador para desenhar outros cenários prospetivos para o Mundo em 2050. A APDA através do seu projeto “Os próximos 30 anos: Sobre o futuro dos serviços de águas” realizou o Workshop "O Mundo em 2050. Cenários globais e as implicações para Portugal e para os Serviços Urbanos de Águas". Esta iniciativa vem no contexto de transição dos contributos e considerações que têm vindo a ser trabalhados nos anteriores momentos de reflexão e debate já organizados por este projeto, passando assim das tendências para a construção efetiva dos cenários prospetivos para o Mundo em 2050.

  

Foram apresentados 4 cenários que foram trabalhados por vários atores de referência do setor, por grande parte dos nossos coordenadores de Comissões Especializadas da APDA em cooperação com representantes de outras áreas de extrema relevância para a sociedade e com influência direta ou indireta no nosso setor.

 
 

A manhã iniciou-se com uma reflexão conjunta e a apresentação metodológica e estrutural dos cenários tendo, após este momento conjunto, os cerca de 40 participantes neste workshop sido divididos em grupos, construindo cenários prospetivos dentro das condicionantes predeterminadas, para depois apresentar as suas propostas e considerações aos outros participantes.

  

A iniciativa decorreu de forma natural com perspetivas abrangentes dos vários cenários de governância internacional e nacional. Durante a parte da tarde foi se enquadrando mais a reflexão na forma como estes cenários podem implicar com os Serviços Urbanos de Água em Portugal.

  

No futuro próximo irão ser realizadas mais divulgações e trabalhos com vista a começar a definir os cenários prospetivos para daqui a 30 anos, sendo que o ENEG 2017 será um palco preferencial para densificarmos os resultados e propostas que têm vindo a ser desenvolvidos pela equipa de Coordenação Executiva liderada pelo Dr. Sérgio Hora Lopes.

Consulte mais informações sobre o projeto aqui.




design bin·rio