COMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DA SECA ATIVADA PARA PLANO DE CONTINGÊNCIA DEVIDO A SECA

07/07/2017

Carlos Martins sinaliza situação “gravíssima” e mobiliza a sociedade e as entidades com a ativação da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Efeitos da Seca e criação do Plano de Contingência para situação de seca extrema.

A APDA tem estado atenta à situação dos níveis de armazenamento de água das barragens em território nacional e ibérico (tendo já divulgado a situação preocupante de armazenamento nas barragens espanholas com especial incidência no armazenamento do rio Tejo em Espanha. Ver mais em https://twitter.com/APDA_PT/status/879656755940208641.

Nos últimos dias a situação de alarme tem se vindo a confirmar por vários órgãos e entidades, tendo levado o Secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins, a assumir a necessidade de ativação da recém criada Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Efeitos da Seca (Criada em Resolução de Conselho de Ministros 80/2017 e publicada em Diário da República 110/2017. Consulte aqui.

Esta resolução tem ainda como propósito criar um Grupo de Trabalho (GT), com o objetivo de assessorar tecnicamente a Comissão, sendo que em situações superiores a Monitorização e Prevenção, nomeadamente em situações de Contingência, passam a integrar este GT um rol de associações que permitam responder e assessorar a Comissão. Tendo em conta esta situação que foi adjetivada como “gravíssima” irá ser elaborado um Plano de Contingência, que terá a participação ativa da APDA como membro deste grupo de trabalho.

“É preciso tomar medidas de contenção de consumos, criar regras e sobretudo alertar para a situação gravíssima que estamos a viver”, declarou o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Estamos atentos a esta realidade e mobilizados para fornecer as melhores respostas a este momento, que nos deixa desde logo a necessidade de apelar ao esforço de todos os profissionais e entidades gestoras no setor para ajudar nas soluções para esta situação e ao espirito de cidadania ativa de todos na consciencialização dos níveis de seca de modo a exercerem comportamentos de poupança sustentável do consumo de água.

Veja mais em:

O Público: https://www.publico.pt/2017/07/07/sociedade/noticia/quase-80-do-territorio-nacional-com-seca-em-junho-governo-fala-em-situacao-gravissima-1778281

O Observador: http://observador.pt/2017/07/07/seca-em-portugal-governo-prepara-plano-de-contingencia/

Diário de Notícias: http://www.dn.pt/lusa/interior/governo-ativa-comissao-permanente-da-seca-e-avanca-com-plano-de-contigencia-8619373.html

TSF (pode ouvir o resumo da entrevista ao Secretário de Estado): http://www.tsf.pt/sociedade/ambiente/interior/situacao-gravissima-obriga-a-ativar-comissao-da-seca-e-a-plano-de-contingencia-8619318.html

ECO: https://eco.pt/2017/07/07/seca-gravissima-leva-a-plano-de-contingencia/

O Expresso: http://expresso.sapo.pt/revista-de-imprensa/2017-07-07-Governo-em-alerta-com-seca-na-Beira-Interior-e-Alentejo.-Vai-ser-ativada-Comissao-de-Prevencao




design bin·rio