OS PRÓXIMOS 30 ANOS

PROJECTO “OS PRÓXIMOS 30 ANOS: SOBRE O FUTURO DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS”

Versão Portuguesa

 

PROJECT "WATER SERVICES: THE NEXT 30 YEARS"

 English Version

 

 

“Quanto mais depressa anda o carro mais fortes devem ser os faróis.”

Gaston Berger

 ENQUADRAMENTO

Os desafios que os serviços de águas terão de ultrapassar no futuro próximo e principalmente no longo prazo são imensos. Podem-se referir como exemplos as alterações climáticas, a escassez de recursos, a ocorrência de fenómenos naturais extremos, a evolução demográfica, as reduções da procura, a incerteza do comportamento da economia com seus impactos sociais, o desenvolvimento tecnológico, a evolução dos valores sociais e culturais dos cidadãos e consumidores, etc..

Refira-se que estes desafios configuram alterações estruturais no ambiente, quer geral quer específico, em que os serviços de águas operam. Nesse sentido, a resposta aos desafios só se fará com adaptações e reconfigurações que exigirão possivelmente a formulação de novos modelos de negócio, ajustados às novas circunstâncias.

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que congrega entidades gestoras de serviços de águas e outras organizações e técnicos do setor, tem de estar atenta a todos os sinais que possam vir a influenciar o futuro da nossa indústria.

É obrigatório que se reconheça que enormes passos foram dados pelo setor no passado recente, mas como a mudança é permanente e acelerada, o importante em cada momento é conseguirmos antecipar e não simplesmente responder ao que vai acontecendo.

Em 2018, a APDA celebra o 30.º aniversário e, para o assinalar decidiu patrocinar um exercício de reflexão prospetiva que é agora divulgado através da publicação de “Serviços de Águas - Os Próximos 30 anos”

Com este exercício prospetivo, pretende-se, nomeadamente, contribuir para que os atores chave (decisores públicos, entidades gestoras, empresas) possam decidir providos de informação mais completa sobre a(s) direção(ões) para que o setor pode e/ou deve dirigir-se.

A APDA espera que este trabalho, inédito seja útil para o setor e disponibiliza-se para a sua divulgação junto da comunidade dos serviços de águas.

DOCUMENTOS DO PROJETO

No Dossier do Projecto poderá encontrar mais pormenores sobre o mesmo, as atividades desenvolvidas e múltiplos documentos sobre os temas abordado na publicação.



design bin·rio