Não consigo visualizar corretamente esta newsletter.
 

 

Boletim Informativo da APDA

Nº11 - Janeiro/Fevereiro 2012

 
     
PRÉMIOS APDA – ENSINO SUPERIOR 2012  
03 de Janeiro de 2012  

Depois do sucesso das duas edições anteriores, a APDA lança os Prémios APDA – Ensino Superior 2012. Estes Prémios têm como objectivo distinguir trabalhos académicos inéditos, de carácter inovador, relacionados com o sector de distribuição de água para consumo humano e de drenagem de águas residuais, nas áreas temáticas curriculares de “Engenharia” e de “Economia e Gestão”.
 
 
   
   
     
APDA INTEGRA PROJECTO ECSI-PORTUGAL 2011  
15 de Dezembro de 2011  

Considerando que a medição e o acompanhamento do grau de Satisfação do Cliente e a sua avaliação, constituem ferramenta de gestão indispensável para o planeamento e implementação de melhorias, devendo fazer parte das preocupações das entidades gestoras de abastecimento de água, a APDA volta em 2011 a ser a parceira para o Sector da Água do Projecto ECSI-Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente.
 
 
   
   
     
ACQUALIVEEXPO – LISBOA, 22 A 25 DE MARÇO  
27 de Janeiro de 2012  

Organizado pela Associação Industrial Portuguesa (AIP) com o apoio da Parceria Portuguesa para a Água (PPA) e de várias organizações do setor da água, incluindo a APDA, o AcquaLiveExpo terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa – Pavilhão do Rio – Junqueira, em simultâneo com o EnergyLiveExpo, entre os dias 22 e 25 de março de 2012.
 
 
   
   
     
LEI ORGÂNICA DO MAMAOT PUBLICADA EM DR  
19 de Janeiro de 2012  

A lei orgânica do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT) foi publicada a 17 de janeiro, no Diário da República, através do Decreto-Lei n.º 7/2012, de 17 de janeiro. As alterações que a mesma contempla são diversas e profundas, efetuadas no âmbito de um amplo processo de reestruturação da Administração Central – o Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC).
 
 
   
   
     
EUREAU CONGRATULA-SE COM PROPOSTA DA COMISSÃO EUROPEIA PARA REDUZIR POLUENTES PERIGOSOS  
03 de Fevereiro de 2012  

A Comissão Europeia (CE) deu a conhecer no passado dia 31 de janeiro uma proposta para acrescentar 15 substâncias químicas à lista de 33 poluentes que são monitorizados e controlados nas águas superficiais da União Europeia. Isto será conseguido através da revisão da Diretiva sobre Substâncias Prioritárias no domínio da qualidade da água. A Comissão anunciou que esta proposta resulta de uma revisão da análise dos riscos causados por cerca de 2000 substâncias, efetuada de acordo com os seus níveis nas águas superficiais, e a sua perigosidade, produção e utilização.
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO RIBATEJO ALERTA PARA FALSOS “PURIFICADORES” DE ÁGUA  
06 de Fevereiro de 2012  

A Águas do Ribatejo tomou conhecimento que várias empresas que comercializam sistemas, alegadamente, “purificadores” de água para instalação em torneiras domésticas, estão a promover campanhas agressivas de marketing com recurso a argumentos falsos e alarmistas. Aquela empresa informa que as campanhas – que decorrem agora com maior incidência no concelho de Torres Novas – recorrem a dados falsos sobre a qualidade da água que abastece os cerca de 50 mil habitantes do concelho. Segundo relatos chegados à empresa provenientes de clientes, utentes e autarcas, essas empresas alegam que a água fornecida na região é de má qualidade e sugerem fazer demonstrações nos domicílios dos utentes contactados. Nessas demonstrações são usados reagentes que alteram a tonalidade, o sabor e outras características da água, convencendo desde modo que pode estar em risco a saúde dos consumidores.
 
 
   
   
     
PPA APRESENTA PROJECTO ÁGUA GLOBAL  
05 de Janeiro de 2012  

A Parceria Portuguesa para a Água (PPA) apresentou recentemente o projeto “Água Global – A Internacionalização do Setor Português da Água”, que resulta de uma candidatura apresentada pela PPA e pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) ao QREN, no valor de 1,164 milhões de euros.
 
 
   
   
     
ERSAR LANÇA LIVRO SOBRE REGULAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INTERNACIONAL  
20 de Dezembro de 2011  

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) acaba de publicar o livro “A Regulação dos Serviços de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais – Uma Perspectiva Internacional”. O estudo resulta de uma parceria entre a ERSAR e o Instituto Superior Técnico e é da autoria do Prof. Rui Cunha Marques, focando experiências de regulação nos cinco continentes que espelham a diversidade na provisão dos serviços públicos de águas e que decorrem dos diferentes modelos de organização dos serviços adoptados nos vários países.
 
 
   
   
     
ADP PARCEIRA DE NOVO PROJETO EUROPEU DE INVESTIGAÇÃO  
24 de Janeiro de 2012  

A Águas de Portugal, SA (AdP) integra o projeto europeu TRUST – Transitions to the Urban Water Services of Tomorrow, uma iniciativa de Investigação e Desenvolvimento no âmbito do 7.º Programa Quadro da União Europeia, iniciada em maio de 2011 e com a duração de 48 meses, envolvendo 30 parceiros de 11 países, entre centros de investigação, universidades, entidades gestoras e pequenas e médias empresas, e contando também com a parceria da IWA (International Water Association).
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO DOURO E PAIVA VÊ ACREDITAÇÃO ALARGADA  
17 de Janeiro de 2012  

Depois da Acreditação concedida pelo Instituto Português da Acreditação (IPAC), em Dezembro de 2009, pela Norma NP EN ISO/IEC 17025 a 23 parâmetros analíticos, o Laboratório da Águas do Douro e Paiva, SA (AdDP) vê agora alargada a Acreditação. Esta Acreditação surge na sequência da realização da Auditoria de Extensão a 12 parâmetros analíticos, para os quais o IPAC concedeu a Acreditação no final do último mês de Julho, e que são os seguintes: Bactérias coliformes (Colilert-18), Escherichia coli (Colilert-18), Estafilococos, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella spp, amónio, nitratos, cloro residual livre, dureza cálcica, cálcio, magnésio e humidade em lamas.
 
 
   
   
     
ERSAR LANÇA GUIA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS – 2.ª GERAÇÃO  
10 de Janeiro de 2012  

A ERSAR disponibilizou recentemente o “Guia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos Prestados aos Utilizadores – 2.ª Geração do Sistema de Avaliação”, a aplicar a todas as entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos do Continente, independentemente da titularidade do serviço e do modelo de governança, por gestão directa, delegada, em parceria ou concessionada. A aplicação deste Guia inicia-se em 2012, devendo os dados necessários à avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos prestados aos utilizadores em 2011 ser reportados pelas entidades gestoras à ERSAR até final de março de 2012.
 
 
   
   
     
PROJECTO DE I&D IMPLEMENTADO NA SIMTEJO FINALISTA DE PRÉMIO INTERNACIONAL  
22 de Dezembro de 2011  

A plataforma AQUASAFE, um projecto de Investigação e Desenvolvimento impulsionado pela SIMTEJO, foi seleccionada, de entre 37 projectos a concurso, como finalista dos “Be Inspired Bentley Awards”, na categoria “Innovation in Water, Wastewater and Stormwater Networks”, no âmbito da sua implementação no sistema de tratamento de águas residuais gerido pela empresa do grupo Águas de Portugal, SA. Esta nomeação foi atribuída por um júri internacional composto por entidades independentes especialistas nas áreas industrial, académica e dos meios de comunicação social e justificada pelo carácter inovador, pela qualidade e pelo impacto positivo desta ferramenta ao nível da gestão da informação no subsistema de Beirolas.