Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.

 

Newsletter Inforágua

Nº13 – Maio/Junho 2012

 
     
PRÉMIOS APDA – PRÉMIOS ENSINO SUPERIOR 2012  
6 de Junho de 2012  

Continua a decorrer o prazo de receção de trabalhos concorrentes aos Prémios APDA – Ensino Superior 2012. Estes Prémios têm como objectivo distinguir trabalhos académicos inéditos, de carácter inovador, relacionados com o sector de distribuição de água para consumo humano e de drenagem de águas residuais, nas áreas temáticas curriculares de “Engenharia” e de “Economia
e Gestão”.
 
 
   
   
     
CEIG DA APDA APRESENTA A NOVA ORGANIZAÇÃO DA SUA ESTRUTURA  
3 de Maio de 2012  

Integrada na APDA, a Comissão Especializada em Indicadores de Gestão (CEIG), é constituída por 14 elementos representantes de 13 entidades gestoras do setor da água e do saneamento. Com mais de 8 anos de existência, a CEIG tem, como missão, a caracterização das empresas do setor da água, através da utilização de indicadores de gestão. Ao abrigo dos Estatutos e do “Regulamento de Constituição e Funcionamento das Comissões Especializadas” decorreram, no passado dia 24 de abril de 2012, as eleições da nova equipa de coordenação da CEIG.
 
 
   
   
     
EPAL E AHP ESTABELECEM PROTOCOLO  
10 de Maio de 2012  

A EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, e a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal celebraram um Protocolo que compromete as duas entidades a colaborarem na implementação de uma melhor gestão do recurso água, nomeadamente quanto à sua qualidade, ao incentivo do consumo de água da rede pública e ao seu uso eficiente.
 
 
   
   
     
III ENCUENTRO SOBRE INSPECCIÓN Y CONTROL DE VERTIDOS A SISTEMAS DE SANEAMIENTO  
19 de Junho de 2012  

A congénere espanhola da APDA, a Asociación Española de Abastecimientos de Agua y Saneamiento (AEAS), vai organizar a 5 de julho de 2012, em Badajoz, o III Encuentro sobre Inspección y Control de Vertidos a Sistemas de Saneamiento. Este Encontro versa um tema que preocupa a AEAS e onde serão analisados e discutidos os mais importantes aspectos relacionados com custos, normas de qualidade ambiental e riscos associados.
 
 
   
   
     
ERSAR DEBATE O PAPEL DA CONSULTORIA NA RESPOSTA AOS NOVOS DESAFIOS DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS  
14 de Junho de 2012  

A ERSAR organiza nos dias 3 e 4 de julho de 2012, no Auditório do Metropolitano de Lisboa, o Seminário “O Papel da Consultoria na Resposta aos Novos Desafios dos Serviços de Águas e Resíduos: O Exemplo da Qualidade de Serviço”.
 
 
   
   
     
NUNO CAMPILHO ELEITO PERSONALIDADE DO ANO 2012  
7 de Maio de 2012  

O Administrador do SMAS de Oeiras e Secretário do Conselho Fiscal da APDA, Nuno Campilho, foi eleito Personalidade do Ano 2012 pela RH Magazine. Os Prémios RH Magazine são o reconhecimento público do mérito dos profissionais da Gestão de Recursos Humanos que se distinguem nas suas várias dimensões.
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO OESTE ORGANIZA SEMINÁRIO SOBRE “SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE ÁGUAS E DE ÁGUAS RESIDUAIS  
2 de Maio de 2012  

Integrado no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho, promovido em todo o mundo pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) – assinalado no passado a 28 de abril –, a Águas do Oeste realizou em Óbidos, no Convento de S. Miguel das Gaeiras, durante a tarde do dia 26 de abril, um seminário intitulado “Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Água e de Águas Residuais”.
 
 
   
   
     
EMAS DE BEJA REDUZ NÚMERO DE INTERVENÇÕES NA REDE DE ABASTECIMENTO  
5 de Junho de 2012  

No que diz respeito à área da operação e manutenção em redes de abastecimento de água, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS, EEM) sublinha “a melhoria do seu desempenho, atendendo a uma diminuição no número de roturas, situação que se vem observando desde 2010.” “Trata-se de um resultado bastante positivo, ainda mais significativo se ponderado com a idade e estado de conservação das redes, expressando bem a importância da manutenção preventiva e a adequada operação dos sistemas de abastecimento”, acrescenta aquela empresa municipal.
 
 
   
   
     
PARECER DA DRELVT E DO IPQ SOBRE REPERCUSSÕES DA MID  
23 de Maio de 2012  

No Encontro Nacional de Instaladores e Reparadores de Contadores de Água, realizado nas instalações da Direção Regional de Economia de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT) em 14 de dezembro de 2011, foi pedido à DRELVT e ao IPQ, que emitissem um parecer informativo sobre a aplicação da Diretiva Europeia dos Instrumentos de Medição (MID – Measuring Instruments Directive) e as alterações que esta implica para o controlo metrológico dos contadores de água em Portugal, e para a sua colocação em serviço.
 
 
   
   
     
ÁGUAS DE SANTARÉM NA REVISTA SANTARÉM DIGITAL  
15 de Junho de 2012  

A empresa Águas de Santarém vai manter um espaço de informação e sensibilização ambiental na revista online Santarém Digital. Aquela empresa pretende que este espaço tenha um desenvolvimento que permita suscitar o interesse sobre a temática, quer através dos seus meios e experiência próprios quer como catalisador de outros agentes que possam reforçar abordagens mais específicas.
 
 
   
   
     
14.º WORKSHOP “EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL”  
18 de Junho de 2012  

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), vai levar a efeito, no próximo dia 9 de outubro de 2012, o 14º Workshop “Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional”, a realizar nas instalações daquela Escola.
 
 
   
   
     
LANÇADO “GUIA DO AMBIENTE – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: OPORTUNIDADE INADIÁVEL”  
30 de Maio de 2012  

Acaba de ser editado o livro intitulado “Guia do Ambiente – Desenvolvimento Sustentável: Oportunidade Inadiável”, de autoria de Jaime Braga e Eduardo Morgado, com chancela da Monitor. O Guia do Ambiente foi criado com a finalidade de proporcionar às empresas um meio seguro e rápido de identificação das principais questões ambientais. Pelo seu conteúdo, onde cada capítulo apresenta, por norma as componentes de introdução temática, de descrição das obrigações legais e procedimentos a elas ligados e também da descrição de casos e de soluções tecnológicas, é também útil para estudantes e para a Administração Pública.