Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.

 

Newsletter Inforágua

Nº14 – Julho/Outubro 2012

 
     
COLÓQUIO APDA “ÁGUA E SANEAMENTO EM PORTUGAL – O MERCADO E OS PREÇOS”  
26/10/2012  

A APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, contando com a colaboração do Município do Porto, irá levar a cabo, no próximo dia 28 de novembro de 2012, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Palácio de Cristal no Porto, um Colóquio intitulado “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços”, no qual será apresentada a quinta edição do estudo com o mesmo nome, realizado pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA.
 
 
 
   
     
APDA ORGANIZA ENCONTRO SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E EFICIÊNCIAS HÍDRICA E ENERGÉTICA  
06/08/2012  

A APDA, através da sua Comissão Especializada de Qualidade da Água (CEQA), está a organizar um Encontro sobre “Alterações Climáticas – Escassez de Água e Eficiências Energética e Hídrica no Ciclo Urbano da Água”, que terá lugar no próximo dia 14 de março de 2013, no auditório da Águas de Portugal, em Lisboa. Sendo a água um dos principais promotores do desenvolvimento económico, social e de saúde pública e, deste modo, necessita de ser resiliente às alterações climáticas e mudanças do padrão meteorológico (eventos extremos). Importa assim conhecer os eventuais impactos ou contributos das alterações climáticas no sector da água desde a origem ao consumidor.
 
 
   
   
     
APDA EDITA GUIA SOBRE “SEGURANÇA E SAÚDE EM LABORATÓRIOS DE ENSAIOS DE ÁGUAS”  
16/08/2012  

A Comissão Especializada de Qualidade da Água da APDA elaborou um Guia sobre “Segurança e Saúde em Laboratórios de Ensaios de Águas”, cujo objectivo é a divulgação de algumas práticas de segurança e saúde em laboratórios de ensaios de águas (consumo humano, naturais, salinas, residuais e de processo), que visem proteger os colaboradores e visitantes e proporcionar um meio de trabalho saudável e seguro.
 
 
   
   
     
APDA LEMBRA DATA HISTÓRICA NA LUTA PELA ÁGUA  
23/08/2012  

A APDA assinalou, no passado dia 28 de julho, a passagem de dois anos sobre o reconhecimento, pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, da água e do saneamento como direito humano fundamental. Salientando a importância do reconhecimento do Direito Humano à Água e ao Saneamento enquanto direito autónomo, integrado na categoria dos direitos económicos, sociais e culturais, consideramos que a sua implementação a larga escala e em concreto é, a partir de agora, o objectivo fundamental.
 
 
   
   
     
APDA APRESENTA RESULTADOS DE INQUÉRITO SOBRE RECURSOS HUMANOS 2010  
03/10/2012  

A Comissão de Especializada de Recursos Humanos (CERH) da APDA tem vindo a trabalhar nos últimos anos sobre a temática dos Indicadores de Gestão de Recursos Humanos, solicitando para o efeito a colaboração das entidades gestoras do setor da água e saneamento.
 
 
   
   
     
APDA CRIA GRUPO DE TRABALHO SOBRE GESTÃO DE CLIENTES  
02/07/2012  

Nos tempos exigentes que vivemos, e em todos os domínios de atividade, temáticas como a relação com clientes, marketing, faturação, comunicação, etc., adquirem particular relevância.

Ciente da crucial importância destas temáticas para o setor da água e saneamento em Portugal, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) decidiu criar um Grupo de Trabalho (GT) dedicado às questões relacionadas com a “Gestão de Clientes”, no seio do qual serão analisadas e discutidas, entre outras, as temáticas mencionadas.
 
 
   
   
     
APDA CRIA GRUPO DE TRABALHO SOBRE GESTÃO DE ATIVOS NA APDA  
10/07/2012  

Com o declínio do ciclo infra-estrutural, o setor da água e saneamento em Portugal volta-se agora para as temáticas relacionadas com a chamada “gestão de ativos” (onde se inclui a gestão patrimonial de infra-estruturas).
 
 
   
   
     
ÁGUAS DE COIMBRA VENCE ECSI 2011 – ÁGUA  
12/07/2012  

A empresa Águas de Coimbra, EEM venceu a edição de 2011 do Projecto ECSI-Portugal (European Customer Satisfaction Index), no setor da água, com um Índice de Satisfação de 7,89. Os resultados do Projecto ECSI-Portugal 2011 foram publicamente divulgados num Seminário que decorreu no passado dia 11 de julho de 2012, no auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ), no Monte de Caparica, tendo na ocasião os troféus sido entregues aos respectivos vencedores.
 
 
   
   
     
ERSAR DÁ INÍCIO A AUDITORIAS  
10/10/2012  

A ERSAR deu início às auditorias que decorrem da conclusão da primeira fase do processo de avaliação anual obrigatória da qualidade dos serviços de águas e resíduos de todas as entidades gestoras de Portugal continental. Este processo traduziu-se no envio com sucesso da informação pela totalidade das 386 entidades gestoras, entre março e abril de 2012.
 
 
   
   
     
SIMTEJO DISTINGUIDA NOS GREEN PROJECT AWARDS  
09/10/2012  

A SIMTEJO foi distinguida com uma menção honrosa no âmbito dos Green Project Awards (GPA), na categoria “Gestão - Eficiência e Recursos” com o “telhado verde da ETAR de Alcântara”, infraestrutura localizada em Lisboa e que integra o sistema integrado de saneamento de águas residuais gerido por aquela empresa.
 
 
   
   
     
IPQ EDITA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA ÁGUAS SUBTERRÂNEAS  
25/09/2012  

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) acaba de publicar o “Manual de Boas Práticas para a execução e exploração de furos de captação de águas subterrâneas”.

Este Manual, elaborado pela CS/04 – Comissão Setorial para a Água, sem pretensões científicas, transmite ao Dono de Obra (eventual utilizador), segundo os seus autores, “alguns conhecimentos práticos e objetivos que lhe permitam estabelecer diálogo com a empresa executora da captação, suficientes para que desse diálogo resultem benefícios para o utilizador do furo de captação de água, para que este o possa utilizar de modo profícuo, estável e duradouro.”
 
 
   
   
     
EMAS DE BEJA APRESENTA NOVO SERVIÇO BALCÃO DIGITAL  
30/10/2012  

De forma a acompanhar o desenvolvimento das novas tecnologias e ir ao encontro das necessidades dos seus clientes, a EMAS de Beja já tem disponível o portal Balcão Digital, que inclui também a disponibilização da fatura eletrónica. O Balcão Digital é um portal online (http://balcaodigital.emas-beja.pt), que permite de uma forma simples, cómoda e segura gerir os contratos de água e toda a informação que lhe está associada. Para a sua utilização é apenas necessário efetuar o registo na página, associar o contrato de água e proceder à sua ativação. Assim, efetuar o envio de leitura de água, consultar faturas e históricos de consumo ou aderir ao débito direto, entre muitas outras funcionalidades, ficam ao dispor do cliente à distância de um clique.
 
 
   
   
     
PSA DA ÁGUAS DO ALGARVE RECONHECIDO PELA IWA  
06/09/2012  

A empresa Águas do Algarve, SA, foi convidada pela International Water Association (IWA) a apresentar a sua experiência no âmbito da implementação de Planos de Segurança da Água (PSA) num evento de formação sobre o tema dirigido aos países da América Latina e Caraíbas. Esta empresa, do grupo Águas de Portugal, vê assim reconhecido internacionalmente o trabalho desenvolvido na componente da segurança do abastecimento de água para consumo público. A empresa foi representada pelo Eng.º Rui Sancho, na qualidade de formador convidado e enquanto membro do comité de gestão do grupo de especialistas em Planos de Segurança da Água da IWA.
 
 
   
   
     
NUNES CORREIA NA PARCERIA EUROPEIA PARA A INOVAÇÃO NA ÁGUA  
05/09/2012  

Francisco Nunes Correia, presidente da Parceria Portuguesa para a Água (PPA), foi recentemente convidado pelo Comissário Europeu do Ambiente, Janez Potocnik, para integrar o grupo de alto nível que aconselhará os Comissários na condução do projeto comunitário Parceria Europeia para a Inovação na Água. Este projeto tem por objetivo apoiar trabalhos inovadores e envolve fundos de cerca de 80 mil milhões de euros.
 
 
   
   
     
PLANETA TERRA PODE ENTRAR EM “BANCARROTA DE ÁGUA”  
26/09/2012  

A urbanização e a actividade económica nas mais importantes bacias hidrográficas do mundo e o aquecimento generalizado das águas oceânicas podem estar na origem daquilo a que um relatório do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDEP) e do Global Environment Facility (GEF), preparado pela Rede Internacional da Universidade das Nações Unidas (UNU-INWEH), apelida de “bancarrota da água”.