Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.

 

Newsletter Inforágua

Nº21 – Novembro/Dezembro 2013

 
     
ENEG 2013 SUPEROU EXPETATIVAS  
06/12/2013  

Organizado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) terminou em Coimbra o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2013, que decorreu desde dia 3 de dezembro no Auditório da Fundação Bissaya Barreto, com o tema geral “Inovação, Internacionalização e Informação como Fatores de Sustentabilidade do Setor”.
 
 
 
   
     
APDA ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A AQUASHARE (MOÇAMBIQUE)  
05/12/2013  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) assinou um Acordo de Cooperação com a AQUASHARE – Rede Moçambicana de Partilha de Conhecimento no Domínio de Águas com o objetivo de facilitar a comunicação entre ambas as instituições, partilhar experiências e procurar soluções para os desafios futuros que se colocam ao ambiente, designadamente nos domínios setoriais estratégicos da água, saneamento, gestão de recursos hídricos e outras áreas afins.  
 
 
 
   
     
APDA ENTREGA PRÉMIOS TUBOS DE OURO 2013  
05/12/2013  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) procedeu na noite da ontem à entrega dos Prémios APDA - Tubos de Ouro 2013 durante o Jantar e Gala do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2013 que termina amanhã no Auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra.
 
 
 
   
     
EQUIPA DOS SM DE LOURES VENCE PIPE CONTEST 2013  
05/12/2013  

No âmbito do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2013 decorreu na tarde de ontem mais uma edição do Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga – Pipe Contest 2013.
 
 
   
   
     
APDA APRESENTA LIVRO “SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E EFICIÊNCIA NAS ENTIDADES GESTORAS”  
05/12/2013  

Foi apresentado no âmbito do ENEG 2013 o livro “Sistemas de Informação e Eficiência nas Entidades Gestoras”, elaborado pelo Comissão Especializada de Sistemas de Informação da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).  
 
 
 
   
     
LIVRO “A TELEMETRIA NAS ENTIDADES GESTORAS – PRESENTE OU FUTURO?” APRESENTADO NO ENEG 2013  
04/12/2013  

Foi apresentado no âmbito do ENEG 2013 o livro “A Telemetria nas Entidades Gestoras – Presente ou Futuro?”, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Telemetria da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).  
 
 
 
   
     
APDA CRIA NÚCLEO DE “JOVENS PROFISSIONAIS DE ÁGUAS”  
20/11/2013  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 1988, que representa e defende os interesses das entidades gestoras e demais agentes responsáveis pelos serviços de abastecimento de água e águas residuais, bem como de todos os outros intervenientes neste domínio que se insiram no conceito de “indústria da água”.  
 
 
 
   
     
NÚCLEO DE “MULHERES PELA ÁGUA” CRIADO PELA APDA  
25/11/2013  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 1988, que representa e defende os interesses das entidades gestoras e demais agentes responsáveis pelos serviços de abastecimento de água e águas residuais, bem como de todos os outros intervenientes neste domínio que se insiram no conceito de “indústria da água”.  
 
 
 
   
     
APDA E ICJP-FDUL ASSINAM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO  
15/11/2013  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP-FDUL) assinaram, no passado dia 13 de novembro de 2013, um Protocolo de Colaboração que visa estreitar a relação entre ambas as instituições.  
 
 
 
   
     
APDA DISCUTIU O FIM DO ESTATUTO DE RESÍDUOS  
01/11/2013  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da sua Comissão Especializada de Águas Residuais (CEAR), levou a cabo, no dia 29 de outubro de 2013, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, um Seminário subordinado ao tema “Fim do Estatuto de Resíduos. Novos Critérios para a Produção de Composto Proveniente de Lamas de ETAR e da Fração Biodegradável dos Resíduos Urbanos”.  
 
 
 
   
     
ADP APRESENTA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DE 2012  
29/10/2013  

A AdP – Águas de Portugal deu a conhecer o Relatório de Sustentabilidade de 2012, que integra o balanço consolidado da atividade de todas as empresas do grupo.
A holding considera que para o bom desempenho das empresas no grupo no âmbito dos compromissos a que se propôs, contribuiu de forma decisiva “o envolvimento crescente de todos os stakeholders que, direta ou indiretamente, nos acompanham nesta importante missão de assegurar o abastecimento de água, o saneamento de águas residuais e o tratamento e valorização de resíduos a cerca de oito milhões de portugueses”.  
 
 
 
   
     
WONE DA EPAL DISTINGUIDO NOS GREEN PROJECT AWARDS  
04/11/2013  

A EPAL venceu um prémio na categoria de “Gestão Eficiente de Recursos” na sexta edição do Green Project Awards Portugal com o sistema WONE (Water Optimization for Network Efficiency). Estes prémios têm como propósito premiar e reconhecer boas práticas em projetos implementados em Portugal, que promovam o desenvolvimento sustentável. O sistema WONE é um sistema integrador de processos e de informação a partir da implementação de zonas de monitorização e controlo (ZMC), associadas a equipamentos de medição de pressão e caudal.  
 
 
 
   
     
NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA ÁGUAS DO RIBATEJO  
07/11/2013  

Os sete presidentes de câmara dos concelhos que integram a empresa municipal Águas do Ribatejo EM, SA elegeram esta manhã os novos órgãos sociais. Francisco Oliveira, recém eleito Presidente da Câmara Municipal de Coruche, é o novo presidente do Conselho de Administração, substituindo José Sousa Gomes que desempenhou o cargo no último mandato.  
 
 
 
   
     
EMAS RECEBE PARCEIROS DO PROGRAMA “COMENIUS REGIO”  
09/12/2013  

No passado dia 28 de novembro de 2013, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja recebeu na sua sede, a visita dos parceiros que integram o programa “Comenius REGIO”. Uma iniciativa que contou com a presença dos parceiros polacos e com representantes da EDIA, da Câmara Municipal de Beja, Inovobeja e do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja. Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação da EMAS (do projeto Heróis da Água e do Laboratório da EMAS), bem como a realização de uma visita guiada ao Laboratório, ao Núcleo Museológico do Sembrano, ao reservatório da Praça e zona envolvente (escavações arqueológicas).  
 
 
 
   
     
ÁGUAS DO ALGARVE REQUALIFICA HABITAT LAGUNAR DOS SALGADOS  
12/11/2013  

A Águas do Algarve, SA está a requalificar o habitat lagunar dos Salgados, uma zona húmida de grande relevância para a avifauna da região. A intervenção, iniciada no passado dia 17 de setembro, decorre no âmbito de uma parceria entre a Águas do Algarve, SA e a Agência Portuguesa do Ambiente que, após a realização de trabalhos preparatório de caraterização e diagnóstico da situação da Lagoa dos Salgados, identificaram um conjunto de ações prioritárias a implementar para melhorar a utilização sustentável daquela zona húmida e assegurar a continuidade das funções ecológicas que lhe estão associadas.  
 
 
 
   
     
OE LANÇA PRÉMIO INOVAÇÃO JOVEM ENGENHEIRO 2013  
11/11/2013  

Tal como vem acontecendo regularmente desde 1990, a Região Sul da Ordem dos Engenheiros está a promover mais uma edição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro.
À semelhança do ano anterior, na edição deste ano, cujas candidaturas estão abertas até ao próximo dia 31 de dezembro de 2013, serão aceites trabalhos elaborados por jovens engenheiros com idade até 35 anos, inclusive.  
 
 
 
   
     
LIVRO “ÁGUA E O FUTURO DA HUMANIDADE” APRESENTADO NA FUNDAÇÃO GULBENKIAN  
14/11/2013  

O livro “Água e o Futuro da Humanidade”, da autoria do “Think Tank” da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), é apresentado no dia 19 de novembro de 2013, às 17h30, no Auditório 3 da FCG.