Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.

 

Newsletter Inforágua

Nº15 – Novembro/Dezembro 2012

 
     
SESSÃO COMEMORATIVA DOS 25 ANOS APDA  
19/12/2012  

Tem lugar no próximo dia 15 de janeiro de 2013, com início às 14h30, no Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente (Av. Almirante Gago Coutinho, 30, em Lisboa), uma Sessão Comemorativa dos 25 anos da APDA.
 
 
 
   
     
SETOR DA ÁGUA EM PORTUGAL - BALANÇO E PERSPETIVAS 2012-2013  
02/01/2012  

Rui Godinho
Presidente do Conselho Diretivo da APDA

Em 2012 esteve especialmente em discussão – nem sempre esclarecida – a chamada “sustentabilidade do setor da água e saneamento em Portugal”, desencadeando um processo de reestruturação por parte do Governo, após a substituição dos órgãos de gestão das principais empresas do Grupo Águas de Portugal, incluindo EPAL e EGF.  
 
 
 
   
     
PUBLICAÇÃO “ÁGUA E SANEAMENTO EM PORTUGAL – O MERCADO E OS PREÇOS” JÁ DISPONÍVEL  
18/12/2012  

Já está disponível para venda aos interessados o livro “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2012”. Os preços de venda da publicação são os seguintes:

• € 25 (Membros da APDA);
• € 35 (Não membros).  
 
 
 
   
     
APDA DEBATEU QUESTÃO TARIFÁRIA EM PORTUGAL  
30/11/2012  

Teve lugar no passado dia 28 de novembro o Colóquio “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2012”, no qual a APDA apresentou a quinta edição do estudo com o mesmo nome, realizado pela sua Comissão Especializada de Legislação e Economia (CELE). O evento contou com a colaboração do Município do Porto e decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, na cidade invicta.
 
 
   
   
     
INTERVENÇÃO DE RUI GODINHO NA ABERTURA DE COLÓQUIO SOBRE TARIFÁRIOS  
06/12/2012  

Este Colóquio, que hoje nos reúne aqui no Porto, tendo como tema principal a apresentação e discussão do estudo “Água e Saneamento em Portugal. O Mercado e os Preços 2012”, é mais do que isso.

Desde logo porque este trabalho e esta iniciativa, sublinham em 2012 uma linha de continuidade e aprofundamento, iniciada em 2002, que a APDA, através da sua CELE, coloca à disposição do setor e do País, sobre uma realidade incontornável dos serviços de água e saneamento em Portugal, a questão tarifária.
 
 
   
   
     
APDA ORGANIZA ENCONTRO SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E EFICIÊNCIAS HÍDRICA E ENERGÉTICA  
06/08/2012  

A APDA, através da sua Comissão Especializada de Qualidade da Água (CEQA), está a organizar um Encontro sobre “Alterações Climáticas – Escassez de Água e Eficiências Energética e Hídrica no Ciclo Urbano da Água”, que terá lugar no próximo dia 14 de março de 2013, no auditório da Águas de Portugal, em Lisboa. Sendo a água um dos principais promotores do desenvolvimento económico, social e de saúde pública e, deste modo, necessita de ser resiliente às alterações climáticas e mudanças do padrão meteorológico (eventos extremos). Importa assim conhecer os eventuais impactos ou contributos das alterações climáticas no sector da água desde a origem ao consumidor.
 
 
   
   
     
FICHAS TÉCNICAS SOBRE PARÂMETROS DA QUALIDADE DA ÁGUA  
07/12/2012  

O abastecimento de água para consumo humano é um serviço público essencial e insubstituível, que tem grande impacto no bem-estar geral dos cidadãos, na saúde pública, nas atividades económicas e na proteção do ambiente.
 
 
   
   
     
ERSAR PUBLICA GUIA TÉCNICO N.º 20  
12/11/2012  

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) publicou recentemente o seu Guia Técnico n.º 20, intitulado “Relação das Entidades Gestoras com os Utilizadores dos Serviços de Águas e Resíduos”.
 
 
   
   
     
EPAL LANÇA CONCURSO “BEBA ÁGUA DA TORNEIRA”  
12/12/2012  

A EPAL lançou um concurso com o objetivo de encontrar as melhores ideias para um cartaz alusivo ao tema “Beba Água da Torneira”, integrado nas comemorações do “2013 - Ano Internacional da Cooperação para o Acesso à Água Potável”. Este concurso dirige-se aos alunos do Ensino Superior, pretendendo sensibilizar o público mais jovem e a sociedade em geral para o consumo de água da torneira, aliando a criatividade à importância da água e aos hábitos de consumo.
 
 
   
   
     
IV CONFERÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM RECURSOS HUMANOS  
04/12/2012  

Tem lugar a 28 e 29 de janeiro de 2013, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a IV Conferência de Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (IIRH).
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO OESTE REFORÇA INFRAESTRUTURAS DE SANEAMENTO  
03/12/2012  

A Águas do Oeste anunciou que concluiu recentemente um conjunto importante de infraestruturas na vertente do saneamento, destacando-se a entrada em funcionamento dos sistemas de Gozundeira, no concelho de Sobral de Monte Agraço, e de Runa, no concelho de Torres Vedras. Com a entrada em funcionamento destes dois sistemas, e em particular das respetivas ETAR, que garantem o tratamento adequado das águas residuais produzidas pela população abrangida para que possam ser encaminhadas para o meio recetor em condições ambientalmente corretas, é ainda dado um importante contributo na melhoria da qualidade ambiental do Rio Sizandro.
 
 
   
   
     
INDAQUA DISPONÍVEL PARA AJUDAR INSTITUIÇÕES A REDUZIR CUSTOS  
29/11/2012  

A INDAQUA – Indústria e Gestão de Água, SA, está disponível para colaborar com as diversas instituições – inseridas nas suas concessões – que lhe solicitem apoio no sentido de lhes dar a conhecer as vantagens inerentes ao consumo de água da rede pública, nomeadamente no que diz respeito à garantia de qualidade e vantagens económicas. Esta ação, que se enquadra no Programa de Educação Ambiental da empresa, pretende sensibilizar os consumidores para a utilização de água da rede pública, gerando assim poupanças assinaláveis.
 
 
   
   
     
LABORATÓRIO DA EMAS MELHORA INTERFACE DE DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS  
20/11/2012  

Depois de consolidado o processo de acreditação do Laboratório da EMAS de Beja, um garante fundamental da qualidade e fiabilidade dos serviços, a nova aposta da empresa passa agora necessariamente pela rapidez e facilidade em disponibilizar os resultados aos principais clientes. O acesso rápido e fiável aos dados é hoje um fator de competitividade e de diferenciação positiva que o Laboratório da EMAS não quis deixar de explorar.
 
 
   
   
     
LUSÁGUA NO CAPITAL (35%) DA SPHERAA  
19/11/2012  

A Luságua, Serviços Ambientais, empresa do grupo Aquapor, subscreveu o aumento de capital proposto pela Spheraa – empresa de sistemas de produção de hidroenergia em redes de abastecimento de água, potável e residual – passando a deter uma posição maioritária na empresa. Recorde-se que ambas as entidades, através de consórcio, já lançaram em Portugal a T.E.R.E.S.A. (Turbina de Energia Renovável em Sistema de Abastecimento), através da instalação da Central Hidroeléctrica do Carvoeiro-Vouga, em Aveiro.
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO RIBATEJO INVESTE NA QUALIDADE DA ÁGUA  
13/11/2012  

A Águas do Ribatejo está a concretizar um investimento de 200 mil euros na melhoria da qualidade do abastecimento à freguesia da Barrosa, no Município de Benavente. No primeiro semestre de 2013, a maioria dos problemas causados pela presença no manganês na água serão resolvidos e os habitantes terão um melhor abastecimento. Estas informações foram avançadas pelo diretor-geral da empresa, José António Moura de Campos, numa reunião com o executivo da Junta de Freguesia, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Benavente, Manuel dos Santos e mais de três dezenas de populares.
 
 
   
   
     
REGUENGOS DE MONSARAZ MODERNIZA REDES DE ÁGUA  
06/11/2012  

O Município de Reguengos de Monsaraz aprovou recentemente candidatar aos fundos comunitários a requalificação e modernização das redes de abastecimento de água da cidade de Reguengos de Monsaraz e da localidade de São Marcos do Campo, num investimento de quase 750 mil euros. A candidatura vai ser apresentada ao POVT – Programa Operacional Valorização do Território, Eixo Prioritário II – Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos, do Domínio de Intervenção – Ciclo Urbano da Água, do Regulamento Específico “Ciclo Urbano da Água – Vertente em Baixa – Modelo não Verticalizado”.