Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.

 

Newsletter Inforágua

Nº22 – janeiro/fevereiro 2014

 
     
APDA CRIA GRUPO DE TRABALHO DE INOVAÇÃO  
03/02/2014  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 1988, que representa e defende os interesses das entidades gestoras e demais agentes responsáveis pelos serviços de abastecimento de água e águas residuais, bem como de todos os outros intervenientes neste domínio que se insiram no conceito de “indústria da água”.
 
 
 
   
     
APDA ASSINALA O SEU 26.º ANIVERSÁRIO  
13/01/2014  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) assinala hoje, 13 de janeiro de 2014, a passagem do seu 26.º aniversário. De facto, foi a 13 de janeiro de 1988 que foi assinada, no Palácio da Pena, em Sintra, a Escritura Notarial que criou a então designada “Associação Portuguesa dos Distribuidores de Água.  
 
 
 
   
     
GRUPO DE TRABALHO PORTUGUÊS COLABORA COM OMS NO MANUAL DE PLANOS DE SEGURANÇA DE SANEAMENTO  
12/02/2014  

Um grupo de trabalho português, que a APDA integra, está a apoiar a Organização Mundial de Saúde (OMS) na elaboração de um Manual de Planos de Segurança de Saneamento (PSS) – Utilização em segurança de água residual, e vai realizar um projeto-piloto de demonstração em Portugal.
 
 
 
   
     
ICJP-FDUL APRESENTA II CURSO PÓS-GRADUADO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO DA ÁGUA  
11/02/2014  

O Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP-FDUL) organiza, em 2014, o segundo curso pós-graduado de atualização sobre Direito da Água, em resposta ao interesse demonstrado pelos diversos domínios relacionados com a água no âmbito do 1.º curso, que teve lugar em 2012.
 
 
   
   
     
HISTÓRIA DA ÁGUAS DO MONDEGO CONTADA EM LIVRO  
08/01/2014  

A empresa Águas do Mondego lançou recentemente o livro “Águas do Mondego e a sua História – Tradição e Inovação na Captação e Tratamento de Água”, da autoria do Professor José Amado Mendes. Este livro retrata a evolução da gestão e governança dos recursos hídricos em Coimbra e na região Centro, mais precisamente desde a gestão municipal de abastecimento e saneamento à gestão multimunicipal, com a constituição da Águas do Mondego, em 2004.  
 
 
 
   
     
EPAL LANÇA SERVIÇO DE MONITORIZAÇÃO PARA CONSUMO EFICIENTE  
06/01/2014  

A EPAL lançou no passado mês de dezembro um novo serviço que permite aos seus clientes acompanhar a evolução dos consumos de água. O “waterbeep” é um serviço baseado numa solução tecnológica integralmente concebida e desenvolvida por esta empresa do grupo Águas de Portugal.  
 
 
 
   
     
ADDP REABILITA RESERVATÓRIOS QUE ABASTECEM A ZONA SUL DO GRANDE PORTO  
17/02/2014  

A Águas do Douro e Paiva, SA, procedeu recentemente a uma empreitada de substituição do revestimento interior dos reservatórios de água localizados em Santa Maria da Feira, que permitirá garantir a qualidade da água que abastece aquele concelho, bem como Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira.  
 
 
 
   
     
ÁGUAS DO RIBATEJO JUSTIFICA AUMENTO DE TARIFAS COM INVESTIMENTOS  
29/01/2014  

A Águas do Ribatejo assegurou recentemente que todo o dinheiro gerado na empresa é aplicado em investimentos, justificando os aumentos do tarifário este ano, num valor médio de 4,6%, contestados por consumidores. A empresa, de capitais exclusivamente municipais, foi acusada de visar “claramente o lucro” e de que deveria ponderar se este é o momento para aumentar as tarifas, dadas as enormes dificuldades por que passam as famílias.  
 
 
 
   
     
INDAQUA GANHA CONTRATO COM GOVERNO ANGOLANO  
07/02/2014  

A Vista Water, empresa detida pela portuguesa INDAQUA, foi recentemente contratada pelo Ministério de Energia e Águas de Angola por um prazo de dois anos, para apoiar o desenvolvimento do programa de abastecimento de água potável no meio rural a nove províncias do Centro-Sul de Angola.  
 
 
 
   
     
HERÓIS DA ÁGUA VOLTAM ÀS ESCOLAS DE BEJA  
24/01/2014  

Re-arrancou recentemente a iniciativa “EMAS vai às Escolas”, no âmbito da II Fase do projeto de sensibilização ambiental “Heróis da Água”, projeto promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja com o apoio da Câmara Municipal de Beja. Apesar da essência da iniciativa se manter, no que toca à promoção do uso eficiente da água, para esta nova fase, que irá decorrer durante o presente ano letivo, foram redefinidos conteúdos e aplicadas novas metodologias de ensino, onde a componente lúdica e didática estará sempre presente.  
 
 
 
   
     
OFICINAS DE CARNAVAL NA ESPOSENDE AMBIENTE  
25/02/2014  

No âmbito do Plano de Atividades 2013-2014, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Esposende Ambiente, EM, irá promover nos próximos dias 3 e 5 de março de 2014 a iniciativa “Oficinas de Carnaval no CEA”. Esta iniciativa encontra-se vocacionada para a ocupação dos tempos livres de crianças durante a interrupção letiva do Carnaval que se traduzirá na realização de um conjunto diversificado de oficinas e atividades, dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos.  
 
 
 
   
     
ERSAR PUBLICA FOLHETO COM GRANDES NÚMEROS DO SETOR  
22/01/2014  

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) publicou recentemente um folheto com informação essencial para o conhecimento dos serviços de águas e resíduos em Portugal. O desdobrável “Conheça os Serviços de Águas e Resíduos em Portugal” visa contribuir para a divulgação de informação e sensibilização ambiental dos “grandes números” relativos ao setor constantes do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2012), publicado pela ERSAR.  
 
 
 
   
     
ERSARA DEBATE ÁGUA E RESÍDUOS NOS AÇORES – REALIDADES E DESAFIOS  
24/02/2014  

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), a exemplo de anos anteriores, irá levar a efeito, no próximo dia 20 de maio de 2014, na cidade da Horta (ilha do Faial), o 3.º Seminário Técnico ERSARA subordinado ao tema “Água e Resíduos nos Açores – Realidades e Desafios”.  
 
 
 
   
     
SUCESSOS INTERNACIONAIS DOS MEMBROS DA PPA EM 2013  
18/02/2014  

À semelhança do ano passado, a Parceria Portuguesa para a Água (PPA) levou a cabo, durante o passado último mês de janeiro, um inquérito junto dos seus associados ao “Balanço de Internacionalização de 2013”. Pelas suas características, este inquérito focalizou-se nas empresas e nos centros de investigação que integram a Parceria.