Caso não consiga visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.

 

Newsletter Inforágua

Nº24 – maio/junho/julho 2014

 
     
APDA INTEGRA O CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA  
02/07/2014  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) acaba de se tornar membro do World Water Council (Conselho Mundial da Água), organização de grande prestígio no domínio da água, à escala global, que é presidida pelo Professor Benedito Braga, da Universidade de São Paulo.
 
 
 
   
     
APDA DEBATEU PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA E APLICAÇÃO DE BIOCIDAS  
07/05/2014  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da sua Comissão Especializada de Qualidade da Água (CEQA), levou a efeito no passado dia 6 de maio de 2014, no Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na Amadora, um Encontro subordinado ao tema “Processos de Oxidação e Desinfeção da Água para Consumo Humano e Aplicação do Regulamento de Biocidas”.  
 
 
 
   
     
APDA ANFITRIÃ DE REUNIÃO PLENÁRIA DA EUREAU  
20/06/2014  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) irá acolher a 19 e 20 de setembro de 2014, em Oeiras, uma Reunião Plenária da Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Águas (EUREAU).
 
 
 
   
     
NÚCLEO DE MULHERES PELA ÁGUA DA APDA REUNIU PELA PRIMEIRA VEZ  
21/05/2014  

Teve lugar no passado dia 30 de abril de 2014, na Sede da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), em Lisboa, a primeira reunião do Núcleo de Mulheres pela Água. Este Núcleo tem como objetivo central desenvolver a participação das mulheres no setor da água, aos vários níveis.
 
 
   
   
     
APDA PARTICIPOU NA 3.ª REUNIÃO DA INICIATIVA DA OCDE SOBRE GOVERNAÇÃO DA ÁGUA  
02/05/2014  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através do Presidente do Conselho Diretivo, Rui Godinho, participou nos passados dias 28 e 29 de abril de 2014, na Casa das Américas, em Madrid, na 3.ª reunião da Iniciativa sobre Governação da Água da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).  
 
 
 
   
     
PRÉMIOS DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS 2013  
19/06/2014  

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e o jornal Água&Ambiente publicaram a brochura de divulgação dos “Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos 2013”.  
 
 
 
   
     
ÁGUAS DO MONDEGO FAZ BALANÇO DE DEZ ANOS DE ATIVIDADE  
21/07/2014  

A empresa Águas do Mondego, SA, está a assinalar dez anos de atividade e fez o balanço dos investimentos realizados e dos ainda por concluir. A quando da última revisão do Contrato de Concessão, realizada em 2008, estava previsto que os investimentos fossem todos realizados até 2010, o que não se concretizou, uma vez que a capacidade de endividamento do Estado Português (e, assim, da Águas de Portugal, SA, e da Águas do Mondego, SA) sofreu uma diminuição, fazendo com que alguns investimentos tivessem que ser derrogados.  
 
 
 
   
     
PPA E WSSTP ASSINARAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO  
17/07/2014  

A Parceria Portuguesa para a Água (PPA) – de que a APDA é membro fundador – e a European Water Supply and Sanitation Technology Platform (WssTP) assinaram no passado dia 25 de junho de 2014, em Bruxelas, um Memorando de Entendimento que visa fomentar a cooperação entre as duas entidades.  
 
 
 
   
     
IPQ PROMOVE PRÉMIO NORMALIZAÇÃO 2014  
06/06/2014  

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) está a promover o Prémio Normalização 2014, cujo período de candidatura foi alargado até ao dia 30 de junho de 2014.  
 
 
 
   
     
PERDAS APARENTES REPRESENTAM UM TERÇO DO TOTAL DE PERDAS DA EPAL  
19/05/2014  

De acordo com declarações de Ricardo Guimarães, responsável de equipa de monitorização da EPAL, à margem do II Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas organizado pela AQUASIS, em Lisboa, no passado dia 15 de maio de 2014, citado pelo sítio ambienteonline.pt, “um terço das perdas de água da EPAL são perdas aparentes, ou seja advêm de uso não autorizado ou de erros de medição por parte da empresa”.  
 
 
 
   
     
SMAS DE ALMADA ALERTAM PARA FALSOS TÉCNICOS DE ÁGUA  
20/05/2014  

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada estão a alertar a população para a existência de indivíduos que se apresentam por “técnicos da qualidade da água”, e que têm contactado as pessoas para efetuar análises à qualidade da água. Esta não é a primeira vez que indivíduos se fazem passar por técnicos da qualidade da água, com o intuito de vender alegados “purificadores de água”.  
 
 
 
   
     
PROGRAMA "AMA A ÁGUA" DA SIMTEJO CHEGA A 24 MIL ALUNOS E PROFESSORES  
18/06/2014  

A SIMTEJO, em colaboração com as Câmaras Municipais de Amadora, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira e o Geota, sensibilizou cerca de 24 mil alunos e professores para o uso eficiente da água e a importância da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no ambiente, através do Programa “Ama a Água”. O projeto educativo é dirigido às escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, durante o ano letivo 2013/2014.  
 
 
 
   
     
CURSO IWA SOBRE "MODELLING ACTIVATED-SLUDGE PLANTS" EM SETEMBRO  
28/05/2014  

A International Water Association (IWA) irá levar a efeito, nos próximos dias 19 e 20 de setembro de 2014, um curso sobre “Modelling Activated-Sludge Plants”, que terá lugar na Universidade Nova de Lisboa (UNL) a anteceder o Congresso Mundial da Água da IWA Lisboa 2014 (21 a 26 de setembro, no Centro de Congressos da capital portuguesa).