Boletim Informativo da APDA

02/2010

 
 
     
  Lamas de ETAR debatidas em Seminário da APDA  
  25 Novembro 2010  
 
Saldou-se por um grande sucesso o Seminário “O Mercado das Lamas de ETAR e as Entidades Gestoras”, organizado pela Comissão Especializada de Águas Residuais (CEAR) da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) no passado dia 23 de Novembro de 2010. Os 160 participantes que encheram o Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) tomaram contacto e discutiram, durante todo o dia de trabalho, o “estado-da-arte” relativo à produção, tratamento e destino final das 500 000 ton/ano de lamas que se estima serem produzidas pelas cerca de 1300 ETAR existentes actualmente em Portugal.
 
 
   
     
 
     
  APDA e ABES iniciam relacionamento formal  
  17 Novembro 2010  
 
Após diversos contactos informais prévios, a APDA iniciou o relacionamento formal com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Os Presidentes de ambas as Associações (Rui Godinho, da APDA, e Cassilda Carvalho, da ABES) encetam assim um processo de aproximação entre ambas as estruturas, com vista à troca de informações e experiências de relevante interesse comum.
 
 
   
     
 
     
  ERSAR: Saneamento de Águas Residuais é de 71%  
  24 Novembro 2010  
 
Segundo os últimos dados disponibilizados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a percentagem da população abrangida por drenagem e tratamento de águas residuais não vai além de 71%, valor que ainda está longe do objectivo traçado no Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais (PEASAAR) 2007-2013, que é de 90%.
 
 
   
     
 
     
  Águas de Coimbra e APDC assinam protocolo  
  29 Novembro 2010  
 
A empresa Águas de Coimbra e a Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) celebraram um Protocolo que terá uma vigência de dois anos e que tem como uma das principais medidas previstas a elaboração de uma Carta do Consumidor de Água.
 
 
   
     
 
     
  Conselho Consultivo da ERSAR toma posição sobre "Estudo" SIC/EXPRESSO/QUERCUS  
  25 Novembro 2010  
 
Na sequência de uma nota de imprensa emitida a 4 de Outubro de 2010 pelo Conselho Directivo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) – desde logo secundada por uma tomada de posição divulgada pelo Conselho Directivo da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) – o Conselho Consultivo da entidade reguladora do Sector vem agora subscrever a conclusão da referida nota, reafirmando a sua convicção de que “a esmagadora maioria dos portugueses beneficia actualmente de condições que lhe permitem beber água de boa qualidade”.
 
 
   
     
 
     
  SM Castelo Branco assinam Protocolo com Escola Local  
  01 Dezembro 2010  
 
No sentido de estimular a cooperação entre entidades públicas com saberes e experiências que podem gerar sinergias que beneficiarão a comunidade que procuram servir, os Serviços Municipalizados de Castelo Branco (SMCB) e a Escola Secundária/3 Amato Lusitano (ESAL) assinaram um Protocolo de Cooperação, no passado dia 8 de Novembro de 2010, no quadro de análises laboratoriais de água.
 
 
   
     
 
     
  SIMARSUL estende Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança  
  13 Dezembro 2010  
 
A SIMARSUL, empresa do Grupo Águas de Portugal, concessionária da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal, realizou com êxito, nos passados dias 15, 16 e 26 de Novembro, a renovação da certificação, pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), do seu Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, pelas Normas NP EN ISO 9001:2008, NP EN ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007/ NP 4397:2001, para a sua Sede e Subsistemas de Pinhal Novo, Sesimbra, Taipadas, Alcochete, Afonsoeiro, Cucena, Lagoinha e Seixalinho.