Boletim Informativo da APDA

Nº3 - Janeiro 2011

 
 
     
  ENEG 2011 EM SANTARÉM: 22, 23 E 24 DE NOVEMBRO  
  20 de Janeiro de 2011  
 
O Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2011 já tem data e local: decorrerá nos dias 22, 23 e 24 de Novembro, no Centro Nacional de Exposição de Santarém. A Comissão Organizadora do ENEG 2011 – cujos trabalhos já se iniciaram – será presidida pelo Eng.º Ascenso Pires e integra a Dra. Marina Ladeiras, o Eng.º Arménio de Figueiredo, o Eng.º Pedro Clemente dos Reis, o Eng.º Nuno Vitorino, o Eng.º Nelson Geada (em representação do Conselho Directivo da APDA), o Eng.º Paulo Rodrigues e a Eng.ª Ana Antão (Secretária-Técnica).
 
 
   
     
 
     
  APDA PARCEIRA DO PROJECTO ECSI 2010  
  30 de Dezembro de 2010  
 
À semelhança do que sucedeu em 2008 e 2009, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) irá ser parceira para o Sector da Água do Projecto ECSI 2010 (European Customer Satisfaction Index – Portugal), que decorrerá ao longo de 2011.
 
 
   
     
 
     
  APDA DISPONIBILIZA MINUTA DE PROTOCOLO A ESTABELECER COM UNIDADES DE HEMODIÁLISE  
  06 de Janeiro de 2011  
 
Na sequência de diversas solicitações de Entidades Gestoras, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) – através da sua Comissão Especializada de Qualidade da Água –, elaborou e disponibiliza aos seus Membros uma minuta orientadora de Protocolo a estabelecer entre as Entidades Gestoras e as unidades de hemodiálise das respectivas áreas de intervenção.
 
 
   
     
 
     
  APDA REITERA A SUA POSIÇÃO SOBRE "PURIFICADORES DE ÁGUA"  
  13 de Janeiro de 2011  
 
Tendo tido conhecimento de novas movimentações de empresas que comercializam “purificadores” de água para instalação em torneiras domésticas, a APDA reitera a sua posição sobre a utilização deste tipo de aparelhos, na sequência de outras já anteriormente veiculadas.
 
 
   
     
 
     
  COMISSÃO EU1 DA EUREAU REÚNE EM PORTUGAL  
  10 de Janeiro de 2011  
 
A APDA será anfitriã da próxima reunião da Comissão EU1 (Água Potável) da EUREAU (Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Água Saneamento), que terá lugar nos dias 10 e 11 de Fevereiro, em Lisboa e Sintra..
 
 
   
     
 
     
  COMO VAI SER 2011 NO SECTOR DA ÁGUA E SANEAMENTO?  
  07 de Janeiro de 2011  
 
Artigo de Rui Godinho, Presidente do Conselho Directivo da APDA, à Revista Água e Ambiente Quem souber que responda. De facto, vamos entrar em 2011 com muitas incógnitas e várias equações por resolver. Desde logo, os enquadramentos político económico e financeiro, tanto nacional como internacional condicionarão fortemente as decisões que o Sector reclama, apesar dos indiscutíveis avanços verificados principalmente nos últimos 15 anos em matéria de serviços de abastecimento de água de qualidade, saneamento de águas residuais e resíduos sólidos, gestão dos recursos hídricos.
 
 
   
     
 
     
  ÁGUA GERA POLÉMICA NA ASSEMBLEIA DA RÉPUBLICA  
  26 de Janeiro de 2011  
 
Continua instalada a polémica na Assembleia da República (AR) em torno do consumo de água da rede pública. Tudo começou com a apresentação, por parte do grupo parlamentar do PS, de um projecto de deliberação que propõe o consumo de água da rede pública em vez de água engarrafada, sustentado em razões de ordem ambiental. Este projecto de deliberação conheceu um parecer negativo por parte da Secretária-Geral, que alegou “falta de qualidade na água canalizada” e questões práticas relacionadas com a distribuição e limpeza dos jarros. No refeitório do Parlamento a água é da rede pública e servida em jarros.
 
 
   
     
 
     
  WEX 2011 EM LISBOA: 15-17 DE FEVEREIRO  
  26 de Janeiro de 2011  
 
Sob o tema geral “Incrementar a Eficiência, a Colaboração e a Inovação”, realiza-se em Lisboa, entre 15 e 17 de Fevereiro, o WEX Water & Energy 2011. Trata-se de um fórum global dirigido a líderes da indústria internacional da água para discutir as questões mais importantes da actualidade. Este ano, o evento centra-se na necessidade urgente de maximizar a eficiência com vista a fazer face às pressões económicas e ambientais sem precedentes. Neste evento, executivos internacionais de topo partilham as suas ideias sobre o futuro do sector, nas conferências e também nas discussões pessoais. Como podemos encarar os desafios que se colocam ao sector? Como podemos compartilhar a nossa experiência e inteligência para aumentar a nossa eficiência no futuro?