Boletim Informativo da APDA

Nº4 - Fevereiro 2011

 
     
APDA NA APRESENTAÇÃO DA PPA  
25 de Fevereiro de 2011  

O Presidente do Conselho Directivo da APDA, Rui Godinho, interveio na sessão de apresentação da Parceria Portuguesa para a Água (PPA) à Sociedade Civil, que teve lugar no dia 18 de Fevereiro.
 
 
   
   
     
APDA NA CONFERÊNCIA WEX 2011  
24 de Fevereiro de 2011  

A APDA esteve representada na conferência WEX 2011 – The Water & Energy Exchange, que decorreu nos dias 15, 16 e 17 de Fevereiro numa unidade hoteleira da capital. Para além de participar na sessão inaugural do evento, Rui Godinho moderou uma sessão e apresentou a APDA e o seu papel – que se quer decisivo para o estabelecimento e implementação das políticas para o Sector, a nível nacional e internacional –, bem como os principais projectos em que a Associação se encontra envolvida.
 
 
   
   
     
ARM É O MAIS RECENTE MEMBRO DA APDA  
24 de Fevereiro de 2011  

A empresa ARM – Águas e Resíduos da Madeira, SA é o mais recente membro da APDA.

A sociedade, que tem sede na cidade do Funchal, tem como objecto social a exploração e a gestão do Sistema Multimunicipal de distribuição de água e saneamento básico, assim como a exploração e a gestão do Sistema Multimunicipal de recolha de resíduos da Região Autónoma da Madeira, em regime de concessão de serviço público e de exclusividade.
 
 
   
   
     
SMAS DE ALMADA - PROJECTO "BEBA ÁGUA DA TORNEIRA"  
23 de Fevereiro de 2011  

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada, no âmbito do seu 60.º aniversário, lançaram no passado dia 18 de Fevereiro o projecto “Beba Água da Torneira”. O principal objectivo deste projecto passa por incentivar a população do concelho a beber água da rede pública (segundo dados dos SMAS um terço não o faz), dada a sua excelente qualidade, atestada por análises regulares, efectuadas em mais de 480 pontos de amostragem de acordo com as exigências legais e as recomendações da ERSAR.
 
 
   
   
     
MILFONTES COM NOVA ETAR EM 2013  
22 de Fevereiro de 2011  

Foi recentemente assinado o contrato de construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira. Esta infra-estrutura implica um investimento de 2,1 milhões de euros por parte da Águas Públicas do Alentejo, SA, empresa que gere o sistema integrado de abastecimento em alta e saneamento a 21 municípios alentejanos, através de uma parceria entre o Estado e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública.
 
 
   
   
     
SMAS DE SINTRA PROSSEGUEM INVESTIMENTOS  
17 de Fevereiro de 2011  

Foram assinados no auditório dos SMAS de Sintra, no passado dia 3 de Fevereiro, os contratos relativos à remodelação da rede de abastecimento de água e construção dos sistemas de saneamento das povoações de Cortegaça e Coutinho Afonso e da ETAR da Ulgueira e ainda o auto de consignação da segunda fase da rede de drenagem das Azenhas do Mar. Estas intervenções, destinadas a melhorar a qualidade do abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais no concelho de Sintra, representam, no total, um investimento de um milhão e setecentos mil euros.
 
 
   
   
     
CLIENTES DA INDAQUA VILA DO CONDE SATISFEITOS  
16 de Fevereiro de 2011  

Um estudo recente revelou que a generalidade dos clientes está satisfeita com a qualidade do serviço prestado pela INDAQUA Vila do Conde. Dos clientes inquiridos, 87% atribuíram pontuação superior a 7 pontos (numa escala de 0 a 10) à qualidade geral do serviço, resultando numa média de 8,19 pontos. Neste estudo, realizado entre 14 de Novembro e 10 de Dezembro de 2010, foram avaliados diversos parâmetros intrínsecos ao serviço de distribuição de água e drenagem de águas residuais.
 
 
   
   
     
INFRA-ESTRUTRURAS DE SANEAMENTO DE PAREDES PASSAM PARA SIMDOURO  
15 de Fevereiro de 2011  

Na sequência do Protocolo assinado no passado dia 1 de Fevereiro, as infra-estruturas de saneamento do concelho de Paredes passam para a SIMDOURO, empresa concessionária do sistema multimunicipal de saneamento do Grande Porto. Paredes junta-se assim aos municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Maia, Penafiel e Vila Nova de Gaia, já servidos por aquela empresa. A SIMDOURO elaborou, para o horizonte de 2015, um plano de investimentos em novas infra-estruturas que prevê a construção de 21 ETAR, 127 km de interceptores e 12 estações elevatórias, numa área de intervenção de 1500 km2. No total serão beneficiados cerca de 519 mil habitantes.