Boletim Informativo da APDA

Nº6 - Maio 2011

 
     
BOLETIM 1 E SITE DO ENEG 2011 JÁ DISPONÍVEIS  
31 de Maio de 2011  

Depois da divulgação do Boletim 1, já está disponível online o site dedicado ao Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2011, o grande congresso nacional do Sector e um dos momentos mais marcantes da vida da APDA.
 
 
   
   
     
APDA PROMOVE ENCONTRO SOBRE PRODUTOS E MATERIAIS EM CONTACTO COM A ÁGUA  
30 de Maio de 2011  

A Comissão Especializada de Qualidade da Água da APDA leva a efeito, no próximo dia 28 de Junho, no Auditório do Edifício AdP, em Lisboa, um Encontro subordinado à temática “Sistema de Aprovação de Materiais e Produtos em Contacto com a Água”. Este Encontro pretende debater as problemáticas relacionadas com o contacto da água com diversos produtos de construção, que podem ser constituídos por materiais orgânicos, cimentíceos, vítreos, compósitos e metálicos.
 
 
   
   
     
APDA E LOGICA DEBATERAM TELEMETRIA EM PORTUGAL  
26 de Maio de 2011  

“Telemetria nos Sistemas de Abastecimento de Água: Presente e Futuro” foi o mote para o Encontro que APDA e LOGICA levaram a efeito no passado dia 24 de Maio de 2011, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.
 
 
   
   
     
APDA ENTREGOU PRÉMIOS ENSINO SUPERIOR 2010  
25 de Maio de 2011  

Em cerimónia que teve lugar no passado dia 24 de Maio de 2011 – no âmbito do Encontro “Telemetria nos Sistemas de Abastecimento de Água: Presente e Futuro” – foram entregues aos respectivos Vencedores os Prémios APDA Ensino Superior 2010. Estes Prémios têm como objectivo distinguir trabalhos académicos inéditos, de carácter inovador, relacionados com o sector de distribuição de água para consumo humano e de drenagem de águas residuais, nas áreas temáticas curriculares de “Engenharia” e de “Economia e Gestão”.
 
 
   
   
     
APDA É MEMBRO-FUNDADOR DA PPA  
05 de Maio de 2011  

A APDA é desde o dia 29 de Abril de 2011 – data da assinatura da Escritura Pública –, membro-fundador da Parceria Portuguesa para a Água (PPA). A Associação esteve representada no acto pelo Presidente do Conselho Directivo, Rui Godinho.
 
 
   
   
     
PROSSEGUE PARCERIA ERSAR/APDA SOBRE METROLOGIA  
23 de Maio de 2011  

Prossegue o ciclo de 5 acções de formação organizado em parceria pela ERSAR e a APDA sobre “Metrologia e Contadores de Água”.
 
 
   
   
     
CONCLUSÕES DO INQUÉRITO SOBRE A NORMA ISO 24510 - INDICADORES DE DESEMPENHO  
24 de Maio de 2011  

A Comissão Especializada de Indicadores de Gestão (CEIG) da APDA levou a cabo um Inquérito que teve como objectivo central aferir o estado actual das Entidades Gestoras de água e saneamento no âmbito das recomendações da norma ISO 24510, documento que veio trazer contributos importantes para a melhoria e consolidação dos sistemas de indicadores de desempenho das EG do sector, orientados para o serviço ao utilizador final.
 
 
   
   
     
RECOMENDAÇÃO ERSAR Nº1/2011  
20 de Maio de 2011  

A ERSAR publicou recentemente a Recomendação n.º 01/2011, sobre o método alternativo COLILERT para a análise de Bactérias coliformes e Escherichia coli.
 
 
   
   
     
ETAR DE ALCÂNTARA ENTRA EM EXPLORAÇÃO  
05 de Maio de 2011  

Foi assinalada no passado dia 29 de Abril a entrada em exploração da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, em Lisboa, após significativas obras de adaptação e ampliação que demoraram cinco anos e tiveram um custo de quase 68 milhões de euros. Na cerimónia estiveram presentes o Primeiro-Ministro, José Sócrates, a Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa. A APDA esteve representada pelo Presidente do Conselho Directivo, Rui Godinho.
 
 
   
   
     
SIMARSUL INAUGURA ETAR DO SEIXAL  
18 de Maio de 2011  

Foi inaugurada no passado dia 2 de Maio a ETAR do Seixal, numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro. A ETAR do Seixal constitui, pela sua dimensão, a segunda maior infra-estrutura da SIMARSUL, empresa concessionária da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal.
 
 
   
   
     
EMARP RECICLA RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL  
16 de Maio de 2011  

Considerando que o entulho proveniente da construção civil é o resíduo mais heterogéneo de todos os resíduos industriais, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, após a abertura das valas, na sua actividade de implantação de condutas de água e de colectores de águas residuais, bem como na reparação das redes de água e saneamento, dispõe de grandes quantidades de terra, areia, pedras, restos de tijolos, sem qualquer utilidade.