Boletim Informativo da APDA

Nº7 - Junho 2011

 
     
APDA DEBATEU SISTEMA DE APROVAÇÃO DE MATERIAIS E PRODUTOS EM CONTACTO COM A ÁGUA  
30 de Junho de 2011  

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da sua Comissão Especializada de Qualidade da Água (CEQA), levou a efeito, no dia 28 de Junho, um Encontro subordinado ao tema “Sistema de Aprovação de Materiais e Produtos em Contacto com a Água”, área que adquiriu particular importância com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto. Com este diploma, as entidades gestoras devem utilizar materiais em contacto com a água para consumo humano e produtos químicos para tratamento da água, aprovados de acordo com um esquema de aprovação nacional a ser estabelecido pela autoridade competente. Com tal esquema pretende-se garantir que os níveis de impurezas e de substâncias tóxicas, que eventualmente sejam transferidos para a água, não alterem a qualidade da água, reduzindo directa ou indirectamente o nível de protecção da saúde humana.
 
 
   
   
     
BOLETIM 1 E SITE DO ENEG 2011 JÁ DISPONÍVEIS  
31 de Maio de 2011  

Depois da divulgação do Boletim 1, já está disponível online o site dedicado ao Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2011, o grande congresso nacional do Sector e um dos momentos mais marcantes da vida da APDA.
 
 
   
   
     
ASSINADO PROTOCOLO EXECUTIVO PARA A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO MUNDIAL DA ÁGUA – LISBOA 2014  
01 de Julho de 2011  

Foi assinado no passado dia 21 de Junho por representantes da IWA (International Water Association), da EPAL e da CNAIA, o Protocolo Executivo relativo à realização do Congresso e Exposição Mundial da Água na capital portuguesa, em Setembro de 2014.
 
 
   
   
     
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EUREAU REUNIU EM AARHUS  
27 de Junho de 2011  

A cidade dinamarquesa de Aahrus recebeu, nos passados dias 16 e 17 de Junho de 2011, as reuniões de Verão do Conselho de Administração e da Assembleia-Geral da EUREAU (Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Água e Águas Residuais). A APDA, que integra as diversas estruturas da EUREAU desde 1988, foi representada nestas reuniões pelo Presidente do Conselho Directivo, Rui Godinho.
 
 
   
   
     
TERMINOU CICLO ERSAR/APDA SOBRE METROLOGIA E CONTADORES DE ÁGUA  
29 de Junho de 2011  

Terminou em Lisboa o ciclo de 5 acções de formação sobre “Metrologia e Contadores de Água”, que a APDA desenvolveu em parceria com a ERSAR. Este Ciclo – que passou por Coimbra, Faro, Porto, Évora e Lisboa – teve como principal propósito proporcionar aos participantes o contacto com os aspectos mais relevantes da medição dos consumos e da correcta escolha e condições de instalação dos contadores, assim como do seu enquadramento normativo e respectiva legislação aplicável.
 
 
   
   
     
SEMINÁRIOS ERSAR: "SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS”  
17 de Junho de 2011  

Estão abertas as inscrições para um ciclo de cinco seminários que a ERSAR está a organizar subordinados à temática “Sistema de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos Prestados aos Utilizadores”.
 
 
   
   
     
PPA: MISSÃO EMPRESARIAL À SÉRVIA  
16 de Junho de 2011  

Teve lugar no passado dia 31 de Maio de 2011 a primeira missão empresarial da PPA, organizada em parceria com a Embaixada de Portugal na Sérvia.
 
 
   
   
     
NOVO REGIME JURÍDICO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO  
15 de Junho de 2011  

Através da publicação do Decreto-Lei n.º 71/2011, de 16 de Junho, acaba de ser transposta para o ordenamento jurídico nacional a Directiva n.º 2004/22/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março, conhecida habitualmente por MID (Directiva dos Instrumentos de Medição). O diploma define os requisitos que tais instrumentos de medição devem satisfazer, assim como os respectivos procedimentos de avaliação de conformidade. Caberá aos fabricantes a responsabilidade pela declaração do seu cumprimento para colocação no mercado e entrada em serviço.
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO RIBATEJO INVESTE EM ALMEIRIM E ALPIARÇA  
14 de Junho de 2011  

O investimento que a Águas do Ribatejo está a fazer no Município de Almeirim ultrapassa os 10 milhões de euros, sendo cerca de 8 milhões em saneamento e 2,2 milhões na rede de abastecimento de água. A jóia da coroa é a Estação de Tratamento de Águas residuais de Almeirim/Alpiarça, uma ETAR considerada modelo. A estação que já está em funcionamento, num espaço de 18 hectares, junto ao Paul da Gouxa, vai receber as águas residuais dos Municípios de Almeirim e Alpiarça, incluindo as zonas industriais, e está equipada com os mais modernos sistemas de saneamento. Esta obra custou 3 milhões de euros e é o maior investimento de um conjunto de obras que os autarcas visitaram em Almeirim, Raposa, Benfica do Ribatejo e Paço dos Negros.
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO NOROESTE DISTINGUIDA PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA  
13 de Junho de 2011  

A Águas do Noroeste, SA, depois de ter sido distinguida pela Comissão Europeia, em 2010, com o galardão do Programa Greenlight, no âmbito do Programa de Eficiência Energética em Sistemas de Iluminação, foi novamente distinguida com um prémio de eficiência energética, desta vez pelo trabalho desenvolvido nos sistemas de accionamento de motores eléctricos, no âmbito do Programa Motor Challenge.