Boletim Informativo da APDA

Nº8 - Julho/Agosto 2011

 
     
MINISTRA DO AMBIENTE NA SESSÃO DE ABERTURA DO ENEG 2011  
01 de Setembro de 2011  

A Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Professora Doutora Assunção Cristas, confirmou a sua presença na Sessão de Abertura do ENEG 2011, a realizar no dia 22 de Novembro de 2011, no Centro Nacional de Exposições de Santarém.
 
 
   
   
     
DRA. CATARINA ALBUQUERQUE FAZ KEYNOTE SPEECH NO ENEG 2011  
26 de Agosto de 2011  

A Dra. Catarina Albuquerque, Relatora Especial das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento e principal impulsionadora da decisão tomada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Sessão de Julho de 2009 da Assembleia Geral, de considerar o Acesso à Água como um Direito Humano, irá fazer o Keynote Speech do ENEG 2011.
 
 
   
   
     
APDA REÚNE COM GRUPO PARLAMENTAR DO PSD  
18 de Agosto de 2011  

A APDA esteve reunida, no passado dia 28 de Julho, com o Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata.

Diversos foram os assuntos de interesse para o sector da água e do saneamento que estiveram em cima da mesa.
 
 
   
   
     
A APDA ESTÁ NO FACEBOOK  
19 de Agosto de 2011  

Ciente da importância e da expansão das redes sociais como plataformas de contactos e informações, a APDA já tem também uma página institucional no Facebook.
 
 
   
   
     
SMAS DE PONTA DELGADA VENCEM ECSI 2010 – ÁGUA  
15 de Julho de 2011  

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Ponta Delgada venceram a edição de 2010 do Projecto ECSI-Portugal (European Customer Satisfaction Index), no sector da água, com um Índice de Satisfação de 7,87. Os resultados do Projecto ECSI-Portugal 2010 foram publicamente divulgados num Seminário que decorreu no passado dia 13 de Julho de 2011, no auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ), no Monte de Caparica, tendo na ocasião os troféus sido entregues aos respectivos vencedores
 
 
   
   
     
ENEG 2011 – DOSSIER COMERCIAL JÁ DISPONÍVEL  
12 de Julho de 2011  

O Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG – tem vindo a assumir-se, ao longo dos anos, como o grande congresso nacional do sector da águas e um dos momentos mais marcantes na vida da APDA. O importante evento terá lugar em Santarém, a 22, 23 e 24 de Novembro de 2011, com o tema central “Novos Desafios para os Serviços de Águas”.
 
 
   
   
     
SEMINÁRIOS ERSAR SOBRE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE  
10 de Agosto de 2011  

A ERSAR promove nos próximos meses de Setembro, Outubro e Novembro um ciclo de Seminários sobre o tema “Sistema de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos Prestados aos Utilizadores”, dirigido aos profissionais deste sector.
 
 
   
   
     
1º WORKSHOP DO PROJECTO ADAPTACLIMA  
08 de Julho de 2011  

Decorreu no passado dia 6 de Julho o primeiro workshop do Projecto Adaptaclima, que visa dotar a Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) de uma estratégia de adaptação a médio e longo prazo, de forma a reduzir a sua vulnerabilidade às alterações climáticas, abrangendo praticamente toda a área das bacias hidrográficas do rio Tejo e das Ribeiras do Oeste. Neste workshop foram apresentados os resultados das áreas “Cenários Climáticos” e “Cenários Sócio-Económicos”.
 
 
   
   
     
NOVO MÓDULO DE REGULAÇÃO ECONÓMICA DO PORTAL ERSAR  
17 de Julho de 2011  

Está disponível um novo módulo no Portal da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que visa apoiar a regulação económica das Entidades Gestoras. Este módulo destina-se ao reporte e centralização de informação relativa aos tarifários. Esta nova funcionalidade visa recolher os documentos dos tarifários dos serviços de todos os concelhos de Portugal continental, permitindo a fácil consulta pelos utilizadores finais de um modo centralizado, no sítio da internet da ERSAR. O módulo de regulação económica destina-se ainda a facilitar as actividades de regulação económica da ERSAR, possibilitando um apoio mais dirigido às entidades gestoras dos serviços no sentido da gradual adaptação das recomendações da ERSAR nesta matéria.
 
 
   
   
     
SMAS DE SINTRA – 100% DE COBERTURA DE SANEAMENTO EM 2012  
28 de Julho de 2011  

A cobertura de saneamento a 100% no concelho é objectivo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, até final de 2012, disse ao jornal Diário de Notícias o Presidente do Conselho de Administração, José Baptista Alves. Actualmente a taxa de cobertura de saneamento dos SMAS de Sintra é de 99%.
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO RIBATEJO INSURGE-SE CONTRA VENDA DE “PURIFICADORES”  
19 de Julho de 2011  

A Águas do Ribatejo, EIM refere em Nota de Imprensa que “tomou conhecimento de insistentes movimentações de empresas que comercializam sistemas, alegadamente, “purificadores” de água para instalação em torneiras domésticas. Segundo relatos que chegam à empresa provenientes de clientes, utentes e autarcas, essas empresas alegam que a água que servimos na região é de má qualidade e sugerem fazer demonstrações nos domicílios dos utentes contactados. Nessas demonstrações são usados reagentes que alteram a tonalidade, o sabor e outras características da água, convencendo desde modo que pode estar em risco a saúde dos consumidores.”