Não consigo visualizar corretamente esta newsletter.
 

 

Boletim Informativo da APDA

Nº9 - Setembro/Outubro 2011

 
     
ENEG 2011 – BOLETIM 2 JÁ DISPONÍVEL!  
21 de Outubro de 2011  

Já está disponível o Boletim 2 do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2011, o maior certame nacional a congregar o sector das águas e um dos momentos centrais da vida da APDA. Recordamos que o ENEG decorrerá nos dias 22, 23 e 24 de Novembro, no CNEMA – Centro Nacional de Exposições, na cidade de Santarém.
 
 
   
   
     
A APDA NA COMISSÃO PARLAMENTAR DE AMBIENTE  
19 de Outubro de 2011  

A APDA esteve reunida no passado dia 12 de Outubro de 2011 com a Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, na sequência de um requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD).
 
 
   
   
     
GOVERNING ASSEMBLY DA IWA REÚNE EM VIENA  
23 de Setembro de 2011  

No dia 25 de Setembro reúne em Viena (Áustria), a Governing Assembly da International Water Association (IWA).
 
 
   
   
     
EPAL MELHORA RESULTADOS FINANCEIROS E OPERACIONAIS  
04 de Outubro de 2011  

A EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, registou, entre Janeiro e Agosto de 2011, uma melhoria dos seus indicadores financeiros e operacionais. Em Nota de Imprensa, a empresa divulga que obteve um Resultado Líquido de 27,2 milhões de euros, o que representa um incremento de 32% face ao período homólogo. O Resultado Operacional aumentou 7,4 milhões de euros, em consequência da redução dos gastos, essencialmente nas áreas de Fornecimentos e Serviços Externos e de Pessoal. Apesar destes valores, o Volume de Negócios da EPAL registou uma quebra de 3,7 milhões de euros como resultado – conclui a empresa – da diminuição de consumos dos clientes, tendência que se tem vindo a verificar nos últimos anos, e da decisão da empresa de não aumentar as tarifas no presente ano.
 
 
   
   
     
LABORATÓRIO DA EMAS (BEJA) COM ACREDITAÇÃO ALARGADA  
07 de Setembro de 2011  

O Laboratório da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS) alargou o âmbito da sua acreditação à colheita e determinação de mais um conjunto de parâmetros, na matriz águas para consumo humano, tendo visto simultaneamente renovada a acreditação dos métodos de ensaios já anteriormente acreditados, na sequência de uma auditoria de renovação e extensão da acreditação, realizada em Abril pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC). Em declarações à rádio Voz da Planície, de Beja, Rui Marreiros, director-delegado da empresa municipal, refere que esta situação é o “reconhecimento” do trabalho realizado pela EMAS em geral e pela equipa do Laboratório, em particular, salientando que se “cumpre mais uma etapa do plano de negócios traçado.”
 
 
   
   
     
ÁGUAS DE SANTARÉM INVESTE PARA AUMENTAR COBERTURA  
02 de Outubro de 2011  

A empresa Águas de Santarém – EM, SA tem em curso uma empreitada de 9 milhões de euros, estando em concurso público um investimento de mais 24 milhões de euros, para conseguir uma cobertura de saneamento superior a 90%. O Presidente da Câmara Municipal de Santarém e da Águas de Santarém, Francisco Moita Flores, citado pela agência Lusa, referiu que “o concurso público para a última fase de saneamento do concelho é o maior aberto no país, dando ideia da dimensão do esforço que tem vindo a ser feito pela empresa.” O autarca realçou ainda que as empreitadas “têm uma comparticipação comunitária, no âmbito do Programa Operacional do Vale do Tejo, da ordem dos 70 por cento, cabendo à empresa suportar os 30 por cento da comparticipação nacional."
 
 
   
   
     
ÁGUAS DA REGIÃO DE AVEIRO PROSSEGUE INVESTIMENTOS  
11 de Outubro de 2011  

A empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA), SA, – que abrange os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga, Vagos e Ovar – prossegue o seu plano de investimentos com novas intervenções em Águeda, Albergaria-a-Velha e Ovar. Em Maceda, no concelho de Ovar, a AdRA aplicará 126 mil euros na construção de uma nova rede de drenagem de águas residuais, em colaboração entre a autarquia de Ovar, pois a rede de saneamento é uma estrutura de base essencial para que a construção do novo pólo escolar da localidade avance. No total, vão ser construídos 1300 metros de rede de drenagem e 250 ramais domiciliários. Na freguesia de Valmaior, concelho de Albergaria-a-Velha, serão investidos mais de 31 mil euros na reabilitação do reactor biológico da ETAR que serve a população local, permitindo melhorar os índices de eficiência e de fiabilidade do reactor e da ETAR.
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO RIBATEJO ADERE AO PROJECTO “ESCOLAS AMIGAS DA ÁGUA”  
06 de Outubro de 2011  

A Quercus – Associação Nacional para a Conservação da Natureza, em parceria com a Águas do Ribatejo, EIM, está a desenvolver, no ano lectivo 2011/2012, o projecto "Escolas Amigas da Água". Neste sentido, estão abertas as inscrições a todas as escolas de ensino básico, segundo e terceiro ciclos e secundário dos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. O projecto da Quercus está também a ser desenvolvido no Algarve e em Coimbra.
 
 
   
   
     
CRISE REDUZ CONSUMO DE ÁGUA EM LISBOA  
21 de Setembro de 2011  

A situação de crise económica que o País vive também tem reflexos ao nível do consumo de água. Os exemplos dão diversos. No caso de Lisboa, a EPAL refere que o abastecimento de água sofreu uma quebra de 2% no último ano.

Efectuando um estudo comparativo entre os consumos por habitante em 2007 e no último ano, verifica-se uma redução de 14 litros por dia, para um total de 206 litros em 2010.
 
 
   
   
     
A ÁGUA EM NOVA EMISSÃO FILATÉLICA  
05 de Setembro de 2011  

A água é o motivo central de uma emissão filatélica posta a correr recentemente pelos CTT – Correios de Portugal. Os selos agora lançados incluem mensagens de apelo ao consumo da água da rede pública de abastecimento e de incentivo ao uso eficiente da água, como “Água da torneira, água de confiança” ou “Poupar água para ter amanhã”.
 
 
   
   
     
OLIVEIRA DE AZEMÉIS CONCESSIONA ÁGUA E SANEAMENTO  
29 de Setembro de 2011  

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis lançou recentemente um concurso público internacional para a concessão dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento do concelho. É intenção dos responsáveis pela autarquia garantir em seis anos uma cobertura de 100% em ambos os sistemas. “Está dado mais um passo importante para a concretização da meta a que nos propusemos no início do mandato, que é a cobertura integral do concelho”, disse Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.
 
 
   
   
     
IWA WORLD WATER CONGRESS & EXHIBITION 2012 – BUSAN  
14 de Outubro de 2011  

Terá lugar entre os dias 16 e 21 de Setembro de 2012 o IWA World Water Congress & Exhibition, um dos eventos de topo organizados pela International Water Association (IWA) e que atrai mais de 5.000 profissionais de água, empresas e instituições de todo o mundo. É um evento bienal que se realizou em anos anteriores nas cidades de Montréal, Viena, Pequim, Marraquexe, Melbourne, Berlim e Paris. Em 2012, o evento terá lugar em Busan, na Coreia do Sul, uma próspera metrópole costeira com cerca de 3,6 milhões de habitantes que se está a tornar uma das cidades mais importantes da Ásia.