Não consigo visualizar corretamente esta newsletter.
 

 

Boletim Informativo da APDA

Nº10 - Novembro/Dezembro 2011

 
     
APDA ATRIBUI TUBOS DE OURO  
24 de Novembro de 2011  

Pela quinta vez, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) atribuiu os “Prémios APDA – Tubos de Ouro”, nas temáticas de “Melhor sítio na internet, “Melhor informação sobre qualidade da água” e “Melhores acções de educação ambiental”.
 
 
   
   
     
POSIÇÃO DA APDA – SECTOR DA ÁGUA E SANEAMENTO EM PORTUGAL  
27 de Outubro de 2011  

Caminhar com segurança para sólidos patamares de sustentabilidade implica que não se retroceda no essencial quanto ao que nos conduziu aos elevados níveis de atendimento em Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais, como obriga à tomada de novas medidas que, corrigindo erros cometidos, garantam a continuação dos indiscutíveis progressos já alcançados. Medidas, assim, informadas e politicamente esclarecidas face à situação do sector, e decisões articuladas e coerentes – e não casuísticas – sobre os Novos Desafios para os Serviços de Águas em Portugal.

(excerto da intervenção do Eng.º Rui Godinho, Presidente do Conselho Directivo da APDA, na Audição na Comissão Parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e na 6.ª Expo-Conferência da Água)
 
 
   
   
     
LIVRO “APONTAMENTOS SOBRE TELEGESTÃO”
APRESENTADO NO ENEG 2011
 
13 de Dezembro de 2011  

No âmbito do ENEG 2011 foi apresentado o livro “Apontamentos sobre Telegestão”, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Telegestão da Comissão Especializada de Sistemas de Informação da APDA. A publicação foi apresentada por Pedro Clemente dos Reis, dinamizador deste grupo de trabalho.
 
 
   
   
     
AFONSO LOBATO DE FARIA ASSUME A PRESIDÊNCIA DA ADP  
06 de Dezembro de 2011  

A Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, anunciou que Afonso Lobato de Faria é o novo presidente do grupo Águas de Portugal (AdP), substituindo o demissionário Pedro Serra. Em declarações à Agência Lusa a responsável governamental pela pasta do Ambiente disse que Afonso Lobato de Faria é “uma pessoa conhecedora do sector”, com experiência internacional, “muito empenhado em trazer um novo ciclo para a Águas de Portugal». Assunção Cristas referiu também a reestruturação financeira é o maior desafio com que se debate o grupo AdP. «É um trabalho intenso que precisa de uma equipa com grande potencial”, acrescentou.
 
 
   
   
     
PRÉMIOS QUALIDADE DE SERVIÇO EM ÁGUAS E RESÍDUOS  
28 de Outubro de 2011  

A ERSAR e o jornal Água&Ambiente atribuíram os Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos de 2011 durante a 6.ª Expo Conferência da Água, em cerimónia que teve lugar no dia 20 de Outubro, no Taguspark, em Oeiras.
 
 
   
   
     
TRABALHO DA ADP SOBRE PLANOS DE SEGURANÇA DA ÁGUA RECONHECIDO PELA IWA  
14 de Novembro de 2011  

A Águas de Portugal integra hoje um grupo de utilities que assume a liderança a nível mundial na temática dos Planos de Segurança da Água (PSA), tendo uma população servida de cerca de 5 milhões habitantes (50% da população nacional) com água produzida em condições aferidas por um PSA, através dos sistemas geridos pelas Águas do Algarve, Águas do Douro e Paiva, Águas do Noroeste e EPAL.
 
 
   
   
     
AIA PROMOVEU ENCONTRO ”ÁGUA, UM SERVIÇO PÚBLICO NO COMBATE À POBREZA E À EXCLUSÃO SOCIAL”  
26 de Outubro de 2011  

A AIA – Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal realizou, no passado dia 4 de Outubro, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, o Encontro ”Água, Um Serviço Público no Combate à Pobreza e à Exclusão Social”. A iniciativa contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, entre as quais diversos autarcas, nomeadamente os Presidentes de Câmara dos Municípios associados da AIA, do Governador Civil de Setúbal e de representantes dos grupos parlamentares do PCP e do PEV.
 
 
   
   
     
ERSAR APRESENTA RELATÓRIO DA QUALIDADE DA ÁGUA 2010  
03 de Novembro de 2011  

A ERSAR disponibilizou o Relatório anual relativo ao controlo da qualidade da água para consumo humano, efectuado no ano de 2010. O volume 4 do “Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal” (RASARP) procura sintetizar a informação mais relevante relativa à qualidade da água na torneira do consumidor no ano de 2010, referenciada a 31 de Dezembro desse ano.
 
 
   
   
     
ETAR DE ÉVORA GANHA PRÉMIO EUROPEU DE ARQUITECTURA  
04 de Novembro de 2011  

O Centro de Monitorização da ETAR de Évora (gerida pela empresa Águas do Centro Alentejo, SA) foi recentemente distinguido com um dos 40 edifícios representativos da arquitectura em terra na Europa, no âmbito do prémio “Outstanding Earthen Architecture in Europe 2011”, sendo o único projecto português galardoado neste edição. A distinção foi atribuída na categoria “Edifícios construídos depois de 1970”, por um júri internacional escolhido pelo Scientific Commitee on Earthern Architectural Heritage (ISCEAH) do International Council on Monuments and Sites (ICOMOS).
 
 
   
   
     
PGRH DO TEJO EM CONSULTA PÚBLICA  
16 de Novembro de 2011  

Estão disponíveis para Consulta Pública os documentos de síntese relativos ao Plano de Gestão da Região Hidrográfica (PGRH) do Tejo, sob o lema “Tejo: Um Rio Vivo e Vivido”. Estes documentos podem ser consultados nos sítios de internet da ARH do Tejo (www.arhtejo.ptwww.planotejo.arhtejo.pt), do Instituto da Água, do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território e no Portal do Cidadão, bem como, em formato papel, na Sede da ARH do Tejo e Delegações Sub-Regionais de Santarém e Caldas da Rainha.
 
 
   
   
     
PLANO DE GESTÃO DAS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DO NORTE EM CONSULTA PÚBLICA  
12 de Dezembro de 2011  

A proposta de Plano de Gestão das Regiões Hidrográficas do Norte (PGRH-Norte), que integra o Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Minho e Lima, o Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Cávado, Ave e Leça e o Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Douro, está em discussão pública até ao dia 3 de Abril de 2012.
 
 
   
   
     
SIMARSUL REDUZ PEGADA ECOLÓGICA  
18 de Novembro de 2011  

Três anos após a SIMARSUL ter subscrito com a associação ambientalista Quercus um compromisso de redução e compensação da Pegada Ecológica, registou-se uma melhoria da eficiência energética na actividade da empresa durante de 2010. No decorrer do terceiro ano de implementação, foi avaliada a pegada associada à actividade da SIMARSUL, no acompanhamento da implementação do plano de redução e na compensação de parte do impacte da sua actividade. Esta última centrou-se no investimento em “capital natural”, num projecto de conservação e melhoria de ecossistemas aquáticos, implementado na Lagoa Pequena (área integrada na Rede Natura 2000, com ligação à Lagoa de Albufeira), em Sesimbra.
 
 
   
   
     
ÁGUAS DO RIBATEJO INVESTE NA CHAMUSCA  
14 de Outubro de 2011  

A Águas do Ribatejo, EM, SA anunciou recentemente a realização de um investimento de 15 milhões de euros no município da Chamusca. As obras de requalificação das ETAR da Chamusca, Vale Cavalos e Ulme (1 milhão de Euros) estão concluídas. Para breve está prevista a entrada em funcionamento da estação do Pinheiro Grande/Carregueira onde foram investidos 2,7 milhões de euros. “Com estas intervenções a concluir até 2013, colocaremos o município ao melhor nível da Europa em matéria de saneamento e abastecimento de água”, referiu o presidente da empresa, José Sousa Gomes.