A Assembleia Geral da EurEau (Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Água) teve lugar entre os dias 23 e 24 do corrente mês, em Belgrado, capital da Sérvia. A APDA esteve representada por Rui Marreiros, respetivo Vice-Presidente.

Em debate esteve a Estratégia EurEau 2030 na medida em que a visão para o período 2021-2030 prevê um processo de revisão durante este ano de 2024, decorrente dos novos desenvolvimentos e do impacto das eleições europeias, que se realizam já entre os próximos dias 6 e 9 de junho.
Aprovadas as Contas de 2023, com a maioria dos membros representados na Assembleia, procedeu-se à análise do Relatório de Atividades para o mesmo período, tendo o Secretariado da EurEau efetuado, neste âmbito, uma atualização dos tópicos gerais da União Europeia, realizações dos últimos seis meses, ações-chave e prioridades atuais.
Igualmente abordada foi a temática dos PFAS (substâncias perfluoroalquiladas), sobre a qual os membros representados partilharam as respetivas prioridades nacionais, considerando a Estratégia da EurEau sobre o tema para o período 2024-2027, tendo também sido apresentadas propostas para ações concretas e prioritárias.
De referir que os membros representados na EurEau são responsáveis pelo abastecimento de água a mais de 500 milhões de pessoas, com um volume de 44,7 mil milhões de m
³ de água potável distribuída anualmente.
A EurEau desempenha um papel crucial na gestão da água na Europa, defendendo os interesses dos respetivos membros junto das instituições europeias e outros stakeholders. Para além de influenciar o molde de políticas e regulamentações que afetam a gestão da água, trabalha para harmonizar as políticas de gestão da água em toda a Europa, promovendo, em simultâneo, padrões elevados de qualidade da água e práticas sustentáveis de gestão de recursos hídricos. Entre as diversas ações que impulsiona, está o alinhamento estratégico de respostas a desafios comuns, como, por exemplo, a escassez de água, alterações climáticas e contaminação por substâncias emergentes.
A APDA integra a EurEau desde que se constitui, em 1988.