O Dia Mundial do Ambiente celebrou-se esta quarta-feira, 5 de junho, sob o mote “Restauração dos solos, desertificação e resistência à seca”. Eis as iniciativas realizadas por alguns dos membros da APDA, de forma a assinalarem a efeméride.
A Águas do Algarve inaugurou a ETAR de Lagos, cuja reabilitação envolveu um investimento de cerca 17 milhões de euros e um financiamento pelo POSEUR no montante aproximado de 10 milhões de euros. A Reabilitação da ETAR de Lagos apresentou-se como uma necessidade de elevada importância na melhoria da qualidade de vida de todas as populações envolvidas, quer residentes, quer turistas, bem como do ambiente na sua globalidade. A infraestrutura apresenta agora uma capacidade de atendimento de 138 mil hab. eq. Na cerimónia estiveram diversas personalidades, entre as quais Maria da Graça Carvalho, Ministra do Ambiente e Energia.
A Águas de Santo André recebeu cerca de 80 crianças para participarem num conjunto de atividades relacionadas com a consciencialização para a importância da água e da preservação do ambiente, dando, assim, continuidade à estratégia de educação ambiental da empresa. No Centro Operacional de Santo André foi explicado às crianças todo o processo de tratamento e armazenamento da água, desde a sua captação até à distribuição doméstica, tendo-se seguido mais atividades com a equipa do controlo de qualidade, que preparou algumas experiências relacionadas com as características da água, onde as crianças puderam observar como a água se comporta em diferentes situações, explorando propriedades como densidade, pH e solubilidade. No término da iniciativa, as crianças formaram equipas para montar um puzzle de grandes dimensões, onde estava representado o ciclo natural da água.
Já a Águas do Tejo Atlântico dinamizou diversas iniciativas, entre as quais a visita da ERSAR à Fábrica de Água de Alcântara e um conjunto de oficinas pedagógicas, workshops e jogos didáticos junto da comunidade escolar, nos municípios de Odivelas, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra, que integram o Sistema Multimunicipal de Saneamento da Grande Lisboa e Oeste. A empresa participou, ainda, na conferência “Estamos a Construir Cidades Sustentáveis?”, organizada pela Câmara Municipal da Amadora e a Associação ZERO.