COMISSÕES

CEGA - Comissão Especializada de Gestão de Ativos

Mensagem da Comissão

A importância da gestão de ativos no dia a dia das entidades gestoras

Com o envelhecimento das infraestruturas, as EG deparam-se com elevados níveis de deterioração, em especial nas redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, com o consequente aumento de deficiências e avarias, o que resulta na prestação de um serviço de menor qualidade. Este cenário ocorre geralmente nas situações em que a EG tem uma postura essencialmente reativa/ curativa na gestão destas infraestruturas, devido, na maioria das situações, a condicionalismos e restrições de meios e recursos. Na maior parte dos casos, a este problema acresce ainda a inexistência de inventários/ cadastros, registos de avarias e dados sobre a condição e desempenho dos ativos, em quantidade e qualidade suficientes, que permitam o acesso e tratamento expedito de informação fidedigna.

Se, por um lado, as limitações económico-financeiras podem constituir um entrave à implementação de um sistema de gestão de ativos, por outro lado estas são ou devem ser um incentivo à otimização e racionalização dos investimentos a realizar.

A Gestão de Ativos tem como principal objetivo otimizar a vida útil das infraestruturas, assegurando elevados níveis de serviço ao cliente. Este objetivo atinge-se através do equilibro entre desempenho, custo e risco:

i)  Custo – associado às atividades de construção, aquisição, reabilitação, manutenção, operação e desativação dos ativos;

ii)  Desempenho – associado aos níveis de serviço assegurados pelos ativos;

iii) Risco – associado à probabilidade de falha dos ativos, com consequências para os objetivos do negócio.

 

Âmbito de Atividade

Contribuir para a implementação por parte das Entidades Gestoras dos Serviços de Abastecimento de Água, e Drenagem e Tratamento de Águas Residuais, de sistemas de Gestão de Ativos e Patrimonial de Infraestruturas, que permitirão apetrechá-las de novos instrumentos de planeamento e de apoio à decisão, que permitam aumentar a fiabilidade e sustentabilidade das infraestruturas e promover a satisfação dos seus clientes, assegurando um equilíbrio entre as dimensões de desempenho, risco e custo numa perspetiva ao longo de todo o ciclo de vida.

Estabelecer a partilha de conhecimento no domínio da Gestão de Ativos, com base na experiência obtida pelos seus membros no desenvolvimento das suas atividades profissionais e promover a sua difusão entre os associados. 

Seleção e preparação de temas para participação nos eventos a promover pela APDA.

 

Constituição

Cargo Nome Instituição
Coordenador António Mamede INDAQUA, SA
Vice-Coordenadora Célia Reis EPAL, SA
Membro Adriana Espanha Águas do Algarve, SA
Membro Ana Soares ESRI Portugal, SA
Membro António Candeias SIMAR de Loures e Odivelas
Membro Bárbara Barbosa AGS, SA
Membro Carlos Mariano Aquasis, SA
Membro Carlos Tomás SMAS de Viseu
Membro Catarina Tuna de Sousa Águas do Porto, EM
Membro Cláudio Casimiro Infraquinta, EM
Membro Eduardo Farinha SMAS de Sintra
Membro Filipe Carraco Centro Tecnológico de Gestão Ambiental
Membro Filipe Vítor dos Santos SIMAR de Loures e Odivelas
Membro Hélder Amorim Águas do Alto Minho, SA
Membro Inês Fernandes Águas do Sado, SA
Membro Isabel Tomás Águas do Tejo Atlântico, SA
Membro Lígia Ramos Águas do Douro e Paiva, SA
Membro Luís Adão SMAS de Almada
Membro Luís Costa Águas de Coimbra, EEM
Membro Luís Estrela Soares SIMAS de Oeiras e Amadora
Membro Luís Machado Águas da Região de Aveiro, SA
Membro Luis Mamouros AdP - Serviços Ambientais, SA
Membro Luís Nicolau Águas do Norte, SA
Membro Miguel Ângelo Silva Águas do Centro Litoral, SA
Membro Miguel Casadinho EMAS de Beja, EM
Membro Nuno Maricato Serviços Municipalizados de Castelo Branco
Membro Paulo Machado Águas de Santarém, EM, SA
Membro Pedro Francisco SMAS de Sintra
Membro Ricardo Casquilho SIMAR de Loures e Odivelas
Membro Samuel Martinho INOVA, EM, SA
Membro Sónia Traitolas Câmara Municipal de Palmela - DAAR
Membro Teresa Bastos Águas do Porto, EM

 

Atividades

Relatórios anuais

Webinars

Webinar “A Gestão de Ativos e os Desafios desta Década” (2020)

Com enfoque nos conceitos, normas, regulação e estado atual das Entidades Gestoras na temática da Gestão de Ativos.

Assista à sessão gravada abaixo:

 

Webinar “A Gestão de Ativos e os Desafios desta Década - Setor da Água (2020)

Os obstáculos ao setor da água são uma realidade cada vez mais premente, tendo a Gestão de Ativos um papel fundamental na estratégia para os minimizar. Esta foi a vertente explorada neste webinar.

Assista à sessão gravada abaixo:

 

Webinar “A Gestão de Ativos e os Desafios desta Década – Outros setores (2020)

O foco deste webinar está na aplicabilidade da Gestão de Ativos em outros setores de atividade e como é que estes encaram e abordam o tema. Neste contexto, a partilha de experiências e de boas práticas de outras utilities, representadas nesta sessão pela Brisa, Cascais Ambiente, EDP e Infraestruturas de Portugal, eleva-se como essencial.

Assista à sessão gravada abaixo:

 

Recomendações

 

Projetos

Guia Técnico (2017)

Guia prático de aplicação de gestão de ativos a sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais. (membros APDA:10€ / não membros:15€)

Para mais informações e pedidos de aquisição, por favor contacte:
Tel.: +351 218 551 359
E-mail: geral@apda.pt

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Resultados de inquérito à maturidade em Gestão de Ativos (2019)

Principais resultados de um inquérito, elaborado pela Comissão Especializada de Gestão de Ativos (CEGA) da APDA, e efetuado às Entidades Gestoras nacionais, no primeiro semestre de 2019, com o objetivo de aferir o estado de maturidade neste âmbito.

Ver aqui.

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Grupos de Trabalho – Ano de 2021

Foram constituídos 4 grupos de trabalho tendo em vista a elaboração de diligências, guias técnicos e/ou recomendações na área da gestão de ativos, relacionados com os seguintes temas:

Comunicação
Inventariação e Cadastro
Os Sistemas de Informação e a Gestão de Ativos
Avaliação da Condição - técnicas de Inspeção de Ativos

 

Eventos

No dia 2 de julho de 2021 a CEGA irá promover a realização de um WEBINAR.