A importância da gestão de ativos no dia a dia das entidades gestoras
Com o envelhecimento das infraestruturas, as EG deparam-se com elevados níveis de deterioração, em especial nas redes de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, com o consequente aumento de deficiências e avarias, o que resulta na prestação de um serviço de menor qualidade. Este cenário ocorre geralmente nas situações em que a EG tem uma postura essencialmente reativa/ curativa na gestão destas infraestruturas, devido, na maioria das situações, a condicionalismos e restrições de meios e recursos. Na maior parte dos casos, a este problema acresce ainda a inexistência de inventários/ cadastros, registos de avarias e dados sobre a condição e desempenho dos ativos, em quantidade e qualidade suficientes, que permitam o acesso e tratamento expedito de informação fidedigna.
Se, por um lado, as limitações económico-financeiras podem constituir um entrave à implementação de um sistema de gestão de ativos, por outro lado estas são ou devem ser um incentivo à otimização e racionalização dos investimentos a realizar.
A Gestão de Ativos tem como principal objetivo otimizar a vida útil das infraestruturas, assegurando elevados níveis de serviço ao cliente. Este objetivo atinge-se através do equilibro entre desempenho, custo e risco:
i) Custo – associado às atividades de construção, aquisição, reabilitação, manutenção, operação e desativação dos ativos;
ii) Desempenho – associado aos níveis de serviço assegurados pelos ativos;
iii) Risco – associado à probabilidade de falha dos ativos, com consequências para os objetivos do negócio.
Âmbito de Atividade
Contribuir para a implementação por parte das Entidades Gestoras dos Serviços de Abastecimento de Água, e Drenagem e Tratamento de Águas Residuais, de sistemas de Gestão de Ativos e Patrimonial de Infraestruturas, que permitirão apetrechá-las de novos instrumentos de planeamento e de apoio à decisão, que permitam aumentar a fiabilidade e sustentabilidade das infraestruturas e promover a satisfação dos seus clientes, assegurando um equilíbrio entre as dimensões de desempenho, risco e custo numa perspetiva ao longo de todo o ciclo de vida.
Estabelecer a partilha de conhecimento no domínio da Gestão de Ativos, com base na experiência obtida pelos seus membros no desenvolvimento das suas atividades profissionais e promover a sua difusão entre os associados.
Seleção e preparação de temas para participação nos eventos a promover pela APDA.
Constituição
Cargo
Nome
Instituição
Coordenador
António Mamede
INDAQUA, SA
Vice-Coordenadora
Célia Reis
EPAL, SA
Membro
Adriana Espanha
Águas do Algarve, SA
Membro
Ana Soares
ESRI Portugal, SA
Membro
Bárbara Barbosa
AGS, SA
Membro
Carla Costa
SIMAR de Loures e Odivelas
Membro
Carlos Tomás
SMAS de Viseu
Membro
Cláudio Casimiro
Infraquinta, EM
Membro
Eduardo Farinha
SMAS de Sintra
Membro
Emídio Santos
Aquasis, SA
Membro
Filipe Carraco
Centro Tecnológico de Gestão Ambiental
Membro
Filipe Vítor dos Santos
SIMAR de Loures e Odivelas
Membro
Francisco Silva
Águas do Interior Norte, EIM, SA
Membro
Hélder Amorim
Águas do Alto Minho, SA
Membro
Inês Fernandes
Águas do Sado, SA
Membro
Isabel Tomás
Águas do Tejo Atlântico, SA
Membro
Lígia Ramos
Águas do Douro e Paiva, SA
Membro
Luís Adão
SMAS de Almada
Membro
Luís Costa
Águas de Coimbra, EEM
Membro
Luis Mamouros
AdP - Serviços Ambientais, SA
Membro
Luís Nicolau
Águas do Norte, SA
Membro
Miguel Ângelo Silva
Águas do Centro Litoral, SA
Membro
Miguel Casadinho
EMAS de Beja, EM
Membro
Nuno Maricato
Serviços Municipalizados de Castelo Branco
Membro
Nuno Almeida
EMAS de Beja, EM
Membro
Paulo Machado
Águas de Santarém, EM, SA
Membro
Pedro Francisco
SMAS de Sintra
Membro
Ricardo Casquilho
SIMAR de Loures e Odivelas
Membro
Samuel Martinho
INOVA, EM, SA
Membro
Sónia Traitolas
Câmara Municipal de Palmela - DAAR
Membro
Teresa Bastos
Águas e Energia do Porto, EM
Atividades
Sistemas de Informação na Gestão de Ativos - Análise SWAT 2022
A Comissão Especializada de Gestão de Ativos da APDA desenvolveu um novo documento de apoio às Entidades Gestoras. O objetivo é contribuir para a definição da visão estratégica relativamente aos Sistemas Informáticos no suporte tecnológico à área da Gestão de Ativos, tendo efetuado, para tal, uma análise SWOT. Para aceder ao documento clique na imagem abaixo.
Recomendações técnicas e procedimentos sobre Inventariação e Cadastro
A Comissão Especializada de Gestão de Ativos da APDA formou um grupo de trabalho com o objetivo de reunir um conjunto de recomendações técnicas e procedimentos sobre Inventariação e Cadastro. O manual agora disponibilizado pretende dotar as Entidades Gestoras do setor com conhecimento sobre o tema, possibilitando a definição de políticas e procedimentos adequados ao respetivo portfólio de ativos.
5 Minutos sobre Gestão de Ativos
A Comissão Especializada de Gestão de Ativos (CEGA) da APDA deu início à rubrica “5 minutos sobre Gestão de Ativos”, que consiste em pequenas conversas gravadas entre a CEGA e personalidades do setor ligadas à temática. O objetivo é debater ideias que possam acarretar valor às Entidades Gestoras.
5 Minutos sobre Gestão de Ativos com Celso António Mamede | CEGA e Celso Azevedo | ASSETSMAN (novembro 2022)
O convidado desta sessão foi Celso de Azevedo, Fundador e CEO da Assetsman. A conversa com António Mamede, Coordenador da CEGA, elevou o alinhamento, a transversalidade horizontal e vertical dentro das organizações, bem como a forte liderança, quer a nível quantitativo e qualitativo, como as melhores técnicas a adotar para melhor apoiar e justificar o processo de decisão, um dos pontos-chave da especificidade da disciplina de gestão de ativos.
Assista à sessão gravada abaixo:
5 Minutos sobre Gestão de Ativos com António Mamede | CEGA e Nuno Almeida | CT-204 (março 2022)
O convidado da primeira sessão foi Nuno Almeida, Presidente da CT-204 e Professor no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico. A conversa com António Mamede, Coordenador da CEGA, abordou uma eventual colaboração entre esta Comissão da APDA e a CT-204, bem como as vantagens de implementação de um Plano de Gestão de Ativos nas Entidades Gestoras do setor da água.
Assista à sessão gravada abaixo:
Newsletter
Análise do RASARP 2021
Após análise de determinados dados e indicadores do RASARP 2021, Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal publicado pela ERSAR, a Comissão Especializada de Gestão de Ativos da APDA desenvolveu um documento com as respetivas considerações.
Os obstáculos ao setor da água são uma realidade cada vez mais premente, tendo a Gestão de Ativos um papel fundamental na estratégia para os minimizar. Esta foi a vertente explorada neste webinar.
O foco deste webinar está na aplicabilidade da Gestão de Ativos em outros setores de atividade e como é que estes encaram e abordam o tema. Neste contexto, a partilha de experiências e de boas práticas de outras utilities, representadas nesta sessão pela Brisa, Cascais Ambiente, EDP e Infraestruturas de Portugal, eleva-se como essencial.
O webinar teve como objetivo dinamizar o debate e promover a convergência de abordagens, transversais a todas as entidades gestoras, acerca das repercussões que as alterações climáticas poderão acarretar para a Gestão de Ativos dessas entidades, e de que forma se pode priorizar esta preocupação na tomada de decisões para os investimentos, mantendo os princípios de gestão que salvaguardam a eficiência operacional dos ativos, prolongam a sua vida útil e garantem a prestação de um serviço de qualidade e excelência. A sessão dá a conhecer as experiências de várias entidades, numa perspetiva de apetrechar as Entidades Gestoras de conhecimentos práticos que permitem efetuar os planeamentos de investimentos com razoabilidade operacional e económica, privilegiando aqueles que melhor se adequam a este fim e que possibilitam uma menor exposição às repercussões das alterações climáticas. Entende-se que é fundamental sensibilizar as Entidades Gestoras para a priorização destas preocupações no planeamento e gestão, por forma a controlar o risco de interrupções dos serviços não programadas e, até, colapso geral de ativos.
Assista à sessão gravada abaixo:
Revista APDA
A APDA, com o contributo da CEGA, publicou no passado dia 12/10/2021 a edição #22 da sua revista, inteiramente dedicada ao tema da Gestão de Ativos, onde se podem consultar opiniões e experiências importantes para o setor. Destaca-se a mensagem de que é preciso gerir os ativos com dever de cuidado e pragmatismo, já que são, efetivamente, um veículo para a eficiência das Entidades Gestoras.
Guia prático de aplicação de gestão de ativos a sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais. (membros APDA:10€ / não membros:15€)
Para mais informações e pedidos de aquisição, por favor contacte:
Tel.: +351 218 551 359
E-mail: geral@apda.pt
---------------------------------------------
Resultados de inquérito à maturidade em Gestão de Ativos (2019)
Principais resultados de um inquérito, elaborado pela Comissão Especializada de Gestão de Ativos (CEGA) da APDA, e efetuado às Entidades Gestoras nacionais, no primeiro semestre de 2019, com o objetivo de aferir o estado de maturidade neste âmbito.
Foram constituídos 4 grupos de trabalho tendo em vista a elaboração de diligências, guias técnicos e/ou recomendações na área da gestão de ativos, relacionados com os seguintes temas:
Comunicação
Inventariação e Cadastro
Os Sistemas de Informação e a Gestão de Ativos
Avaliação da Condição - técnicas de Inspeção de Ativos