Âmbito de Atividade
A satisfação dos consumidores e a sustentabilidade das entidades gestoras passam indubitavelmente pelas áreas que gerem o relacionamento direto com os Clientes, em atividades que vão desde a faturação, a cobrança, o atendimento e num sentido mais global, em todo o serviço e tecnologia que interaja diretamente com os consumidores. É, assim, fulcral que toda a gestão do relacionamento com o Cliente se faça com rigor e profissionalismo, procurando atingir ou superar as expectativas dos consumidores, não descurando todo o trabalho que vise a otimização de receitas, garantindo a sustentabilidade das Entidades Gestoras.
Os objetivos principais da Comissão Especializada de Gestão de Clientes passam por duas grandes áreas:
• Sustentabilidade das Entidades Gestoras
Através de práticas que visem a otimização de receitas, em áreas como a de faturação, cobrança, leituras, deteção de ilícitos e gestão de serviços operacionais.
• Satisfação do Cliente.
Através do conhecimento e entendimento das expectativas dos nossos Clientes, da promoção de uma comunicação eficaz junto do consumidor e da resolução das suas reclamações.
Para cumprir estes desígnios, os trabalhos desta comissão procuram:
• Promover a partilha de experiências e de conhecimentos na área de gestão de clientes entre todos os seus membros
• Difundir o conhecimento obtido junto dos associados da APDA e do setor da água e do saneamento em Portugal
• Fomentar o diálogo com a entidade reguladora
• Favorecer a interação do setor com outros intervenientes do setor das utilities
Encontros promovidos ou a promover:
• 12-10-2016 – A satisfação do Cliente como estímulo ao aumento da eficiência
• 06-12-2018 – Combate aos ilícitos para uma gestão mais eficiente
Documentos elaborados ou em execução:
• 2016 - Guia da gestão de reclamações como oportunidade de melhoria
• 2018 - Guia do combate aos Ilícitos para uma gestão mais eficiente
Constituição
Cargo |
Nome |
Instituição |
Coordenador |
José Peças |
Aquapor Serviços, SA |
Vice-Coordenadora |
Joana Frada |
INDAQUA, SA |
Membro |
Carlos Nunes |
SMAS de Sintra |
Membro |
Helena Freitas |
Águas do Norte, SA |
Membro |
Isabel João Gomes |
Câmara Municipal do Barreiro |
Membro |
João Barros |
Águas do Ribatejo, EM, SA |
Membro |
Luís Antunes Ferreira |
EPAL, SA |
Membro |
Luís Branco |
|
Membro |
Marlene Castilho |
Águas do Alto Minho, SA |
Membro |
Nelson Rodrigues |
SIMAR de Loures e Odivelas |
Membro |
Nuno de Linares Luís |
SIMAS de Oeiras e Amadora |
Membro |
Nuno Fidaldo |
Águas do Planalto, SA |
Membro |
Raquel Galego |
SMAS de Sintra |
Membro |
Raquel Martins |
Águas da Região de Aveiro, SA |
Membro |
Rita Carrapatoso |
Águas e Energia do Porto, EM |
Membro |
Susana Ferreira |
Águas de Santarém, EM, SA |
Membro |
Tiago Fernandes |
Águas do Interior - Norte, EIM, SA |