COMISSÕES

CESDA - Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água

A gestão dos sistemas de abastecimento de água reveste-se da maior importância, com relevante impacto nas vertentes social, económica e ambiental. Tratando de um bem essencial à vida e cada vez mais escasso, é premente dotar o país de um sólido conhecimento técnico, capaz de promover as ações conducentes à melhoria da eficiência hídrica dos sistemas. 

Na concretização da sua Missão, a CESDA está à disposição de todo o setor e, de forma particular, empenhada em apoiar os associados da APDA.

  

Ser a referência nacional na temática da gestão dos sistemas de abastecimento de água.                     

  

·     Partilhar o conhecimento, tendo por base a experiência dos seus membros, em prol dos associados da APDA e do setor em geral;

·     Representar e apoiar a APDA nas atividades de análise e comunicação de trabalhos no âmbito da gestão dos sistemas de abastecimento de água.

  

1.     Defender e promover a valorização e evolução do setor do abastecimento de água em Portugal;

2.    Analisar e debater os temas emergentes relativos ao abastecimento de água, promovendo a partilha de conhecimento e a implementação das melhores práticas;

3.     Elaborar e difundir documentação técnica no âmbito da gestão dos sistemas de abastecimento de água;

4.     Criar e disponibilizar ferramentas de apoio à gestão dos sistemas de abastecimento de água;

5.    Promover e participar em eventos para apresentação de trabalhos e partilha de conhecimento entre entidades, destacando casos práticos de sucesso. 

 

CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO 

Cargo Nome Instituição
Coordenador Paulo Nunes INDAQUA, SA
Vice-Coodenador Flávio Oliveira Águas e Energia do Porto, EM
Membro Abel Almeida Luís EPAL, SA
Membro Ana Paula Barros Águas de Gondomar, SA
Membro André Duarte SMAS de Sintra
Membro Andrew Donnelly EPAL, SA
Membro Cristina Caldas CONTIMETRA, Lda
Membro Daniel Marques Infratróia - Infraestruturas de Tróia, EM
Membro Daniel Silva Aquapor Serviços, SA
Membro Guilherme Santos Águas do Norte, SA
Membro Hilário Ribeiro Itron, Lda
Membro João Curinha Águas do Sado, SA
Membro João Santos EMAS de Beja, EM
Membro José Júlio Santos FUCOLI-SOMEPAL, SA
Membro Luís Manuel Gomes AFLUXO, SA
Membro Marco Costa Águas da Região de Aveiro, SA
Membro Margarida Pinhão Tecnilab Portugal, SA
Membro Maria José Neto SIMAR de Loures e Odivelas
Membro Nelson Costa Águas do Alto Minho, SA
Membro Nuno Pedroso ÁGUASISTEMAS, Lda
Membro Pedro Miguel Pereira SMAS de Mafra
Membro Raquel Mendes  
Membro Rita Morais Águas de Coimbra, EM
Membro Rodrigo Duarte Águas de Cascais, SA
Membro Rui Alves Águas de Santarém, EM, SA
Membro Rui Martins AGERE, EM
Membro Rui Silva Santos RSS, Lda
Membro Rute Parente SMAS de Sintra
Membro Sameiro Roriz Agere, EM

 

EVENTOS

Próximo Evento

IV Encontro CESDA - Beja (2022)

PERDAS DE ÁGUA - A INSUSTENTÁVEL REALIDADE 

Num ano particularmente seco, com uma forte repercussão nas reservas de água para as mais diversas utilizações e com especial destaque para o abastecimento público, a temática das perdas de água vê reforçada a sua importância.

Neste contexto, o encontro técnico promovido pela CESDA/APDA pretende espoletar o debate em torno das diversas áreas que integram a atividade de redução das perdas de água. Será privilegiada a partilha de experiências, vivenciadas por técnicos e entidades, promotoras de reflexão e capazes de inspirar os participantes a adotarem as medidas certas e necessárias para a melhoria dos processos de gestão de perdas de água.

                            

 

Eventos anteriores

Webinar III (12 março 2021)  - Conversas com Tema

SIIPA 2.0 – O caminho das Perdas de Água em Portugal 

Neste último webinar A CESDA apresentou a versão 2 do seu SIIPA-Sistema de Informação de Indicadores de Perdas de Água. A versão agora disponível já inclui os dados mais recentes disponibilizados no RASARP 2020 e permite também a consulta para os sistemas em alta, entre 2011 e 2019.

Neste encontro foram divulgadas as novas potencialidades do SIIPA 2.0 e apresentado o trabalho de várias entidades gestoras que já encontraram o seu caminho de sucesso, nomeadamente as experiências e metodologias em uso na INDAQUA, SMAS de Sintra, SMAS de Mafra, Águas do Norte e EMAS Beja.

Foi também uma oportunidade para prestar o reconhecimento devido a todos os que “no terreno” lutam para melhorar o resultado nacional das perdas e para evidenciar como diferentes metodologias podem concorrer para a melhoria da qualidade do serviço de abastecimento de água em Portugal.

O SIIPA pode ser acedido aqui.

Para visualizar a gravação do webinar clique aqui.

 

Webinar II (23 outubro 2020) - Conversas com Tema

A Gestão do Abastecimento de Água em Tempo de Pandemia

Nestes tempos de COVID-19 tudo no Mundo se alterou, mas a Água continuou a correr nas nossas torneiras e o setor da gestão dos serviços de água nunca parou!.

As Entidades Gestoras nacionais foram obrigadas a preparar “do dia para a noite” planos de contingência, adaptados às circunstâncias que todos os dias se alteravam.

De entre os desafios colocados, muitos foram objeto de discussão e foram partilhadas as experiências de um conjunto vasto e multifacetado de Entidades Gestoras do Norte, Sul e Ilhas.

Ficou evidente em todas as intervenções o reconhecimento devido aos que “no terreno” se esforçaram, e foi sublinhado valor inestimável de muitos trabalhadores anónimos para garantir a qualidade e continuidade do abastecimento de água em Portugal.

No final foi ainda sublinhada a importância de “Não deixar ninguém para trás” nos serviços de água, porque a falha de apenas uma Entidade Gestora que seja, vai afetar a imagem de todos!

Para visualizar a gravação do webinar clique aqui.

 

Webinar I (1 julho 2020)  - Conversas com Tema

As Perdas de Água em Portugal Uma Visão Retrospetiva

A apresentação do SIIPA - Sistema de Informação de Indicadores de Perdas de Água marcou o webinar “As Perdas de Água em Portugal - Uma Visão Retrospetiva”.

O SIIPA é uma ferramenta informática desenvolvida pela CESDA, com a colaboração da INDAQUA, que permite consultar e organizar os dados dos Relatórios Anuais dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, disponibilizados pela ERSAR, desde 2011.

O encontro técnico online contou com 258 inscrições e uma assistência permanente de cerca de 170 participantes.

Para visualizar a gravação do webinar clique aqui.

           

III Encontro CESDA - Amarante (2019)

SUSTENTABILIDADE DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E BOAS PRATICAS NO CONTROLO DE PERDAS

No encontro técnico de Amarante, apresentaram-se e discutiram-se medidas que possam trazer resultados concretos e visíveis na redução de perdas reais e no aumento da água faturada nos sistemas de distribuição em baixa, incluindo os de média e pequena dimensão. Tratou-se de um encontro informal e com notável gosto de partilha de boas práticas, tendo-se conseguido abraçar dois mundos: Os que querem começar e não sabem como, e os que já começaram e gostam de confirmar as suas práticas. Foi possível refletir sobre a temática “Perdas de Água” contribuindo para a sustentabilidade económica e ambiental das Entidades Gestoras, e assim assegurar um mundo melhor para as gerações futuras.

 

II Encontro CESDA - Torres Vedras (2017) 

BOAS PRÁTICAS EM CONTROLO DE PERDAS, 2ª EDIÇÃO - CONTRIBUTOS PARA A EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA 

O encontro teve a designação de “Compromisso Nacional para a Sustentabilidade dos Serviços de Água e Boas Práticas no Controlo de Perdas” e contou com uma forte participação de técnicos do setor que literalmente encheram o espaço disponível. O enfoque dado à questão do combate aos consumos ilícitos foi uma aposta ganha tendo motivado uma forte participação e interesse. Apesar de ter sido organizado no Dia Mundial da Água em que houve vários eventos ligados ao ambiente tivemos o privilégio de contar com uma comunicação apresentada pelo Sr. Secretário de Estado do Ambiente e com a presença do Sr. Ministro do Ambiente que procedeu ao encerramento do encontro.

 

I Encontro CESDA - Alandroal (2014)

BOAS PRÁTICAS EM CONTROLO DE PERDAS – CONTRIBUTOS PARA A EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA 

Em dezembro de 2014, no Alandroal, demos início ao ciclo de encontros técnicos da CESDA com o objetivo de apresentar e discutir algumas das possíveis abordagens ao tema do controlo de perdas e respetiva implementação de soluções.

Com uma orientação predominantemente prática, foram tratados os temas da quantificação e metrologia, das boas práticas de instalação e reparação, do controlo da rede e ainda dos métodos mais correntes de deteção de fugas. Foram abordadas as vertentes económica/ financeira e apresentado o resultado da experiência no domínio da implementação e exploração de sistemas de controlo de perdas por entidades gestoras com diferentes tipologias de rede. 


 

FERRAMENTAS

 

          


 

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA

                          

                          

                          

                              

                          

 


 ENTRE EM CONTACTO DIRETO CONNOSCO