APDA E LOGICA DEBATERAM TELEMETRIA EM PORTUGAL

26/05/2011
 
“Telemetria nos Sistemas de Abastecimento de Água: Presente e Futuro” foi o mote para o Encontro que APDA e LOGICA levaram a efeito no passado dia 24 de Maio de 2011, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.
 
Este Encontro partiu da apresentação das conclusões de um Inquérito realizado pela LOGICA, com a colaboração da APDA, junto das Entidades Gestoras, para fazer um ponto de situação sobre o “estado-da-arte” nestes domínios em Portugal.
 
Na sua intervenção de abertura, o Presidente do Conselho Directivo da APDA, Rui Godinho, salientou a importância destas temáticas, referindo que as mesmas se constituem como “disciplinas indispensáveis na correcta gestão dos serviços de águas, tendo em vista a optimização das perdas, o uso eficiente da água e a melhoria dos indicadores de desempenho das Entidades Gestoras”. Rui Godinho chamou ainda a atenção para o que está a ser feito nestes domínios em países como Singapura, Malásia, Nova Zelândia e Austrália e para a necessidade de benchmarking com essas realidades.
 
Jaime Machado, Director da LOGICA, procedeu à apresentação do Relatório, destacando as principais conclusões dele retiradas (descarregar aqui o Relatório).
 
Ainda na parte da manhã, no Painel moderado por José Colarejo – Presidente da CT 116 – Comissão Técnica de Normalização de Medição do Escoamento de Água em Condutas Fechadas da APDA – apresentaram-se diversos casos de aplicação de Telemetria em Entidades Gestoras, como foram os casos dos SMAS de Sintra, EPAL, AGERE (Braga), SMSB de Viana do Castelo e SMAS de Oeiras e Amadora.
 
No debate que se seguiu foram discutidas questões que se prendem sobretudo com as potenciais vantagens da integração multi-utilities (água, gás e electricidade).
 
No Painel da tarde, moderado por Vítor Ramos (Direcção Regional de Economia de Lisboa e Vale do Tejo), estiveram presentes representantes de Entidades Gestoras e de fabricantes, que apresentaram as vantagens das suas soluções tecnológicas. Foram dados a conhecer os casos da Aquaelvas/Resopre e SMAS de Torres Vedras/Itron.
 
José Antunes, da LOGICA, abordou a visão desta empresa para a Telemetria no Sector das águas.
 
Este Encontro revestiu-se de grande interesse para o sector, com os diversos actores a trocarem experiências e conhecimentos sobre estas matérias de importância candente.
 
Na sua intervenção final, Rui Godinho referiu que a APDA está totalmente disponível para continuar a ser um parceiro de todos quantos trabalham nestes domínios.