CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EUREAU REUNIU EM AARHUS

27/06/2011
A cidade dinamarquesa de Aahrus recebeu, nos passados dias 16 e 17 de Junho de 2011, as reuniões de Verão do Conselho de Administração e da Assembleia-Geral da EUREAU (Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Água e Águas Residuais). A APDA, que integra as diversas estruturas da EUREAU desde 1988, foi representada nestas reuniões pelo Presidente do Conselho Directivo, Rui Godinho.
 
Para além de questões ligadas ao funcionamento interno da EUREAU, foram analisadas e discutidas diversas temáticas de importância candente para o Sector das Águas a nível europeu.Entre esses assuntos salientam-se o documento que compila a posição dos diferentes membros sobre questões relativas à salvaguarda dos recursos hídricos europeus (Blueprint), os position papers sobre reutilização das águas residuais e usos domésticos alternativos, perdas e poluentes emergentes. Também foi abordada e aprovada a Estratégia da EUREAU para um horizonte temporal mais alargado (2020), bem como a participação da EUREAU no Fórum Mundial da Água 2012, em Marselha.
 
No tocante à actividade da EUREAU, presidida no período 2011/2013 pelo dinamarquês Carl-Emil Larsen, foi definida a orientação de fazer evoluir o trabalho da EUREAU para um nível estratégico mais elevado, através da implementação de um debate permanente entre os membros do Board, a partir de um grupo informal dinamizador, ao qual a APDA de imediato aderiu.