APDA ORGANIZA ENCONTRO SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E EFICIÊNCIAS HÍDRICA E ENERGÉTICA

06/08/2012

A APDA, através da sua Comissão Especializada de Qualidade da Água (CEQA), está a organizar um Encontro sobre “Alterações Climáticas – Escassez de Água e Eficiências Energética e Hídrica no Ciclo Urbano da Água”, que terá lugar no próximo dia 14 de março de 2013, no auditório da Águas de Portugal, em Lisboa. Sendo a água um dos principais promotores do desenvolvimento económico, social e de saúde pública e, deste modo, necessita de ser resiliente às alterações climáticas e mudanças do padrão meteorológico (eventos extremos). Importa assim conhecer os eventuais impactos ou contributos das alterações climáticas no sector da água desde a origem ao consumidor.

A CEQA/APDA efectuou, em 2011, um inquérito a todas as entidades gestoras relativamente ao eventual impacto nas suas atividades, nomeadamente no que se refere: ao planeamento e adaptação às alterações climáticas, à eficiência energética, à eficiência hídrica e à inovação. Foram enviados 349 inquéritos e respondidos 80 (~23%).

Pretende-se, com este Encontro, proporcionar às Entidades Gestoras a possibilidade de partilha de experiências sobre o efeito das alterações climáticas na escassez de água a nível nacional, assim como conhecer medidas implementadas por estas que contribuem para as eficiências hídrica e energética no ciclo urbano da água.