APDA DEBATEU QUESTÃO TARIFÁRIA EM PORTUGAL

30/11/2012

Teve lugar no passado dia 28 de novembro o Colóquio “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2012”, no qual a APDA apresentou a quinta edição do estudo com o mesmo nome, realizado pela sua Comissão Especializada de Legislação e Economia (CELE). O evento contou com a colaboração do Município do Porto e decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, na cidade invicta.

  

 

Neste estudo (com tarifas respeitantes a entidades gestoras de sistemas “em alta” e “em baixa”, referentes a 31 de dezembro de 2011) é desenvolvida a evolução do quadro legislativo referente ao setor, bem como o papel da recuperação de custos destes serviços de interesse geral na sustentabilidade da sua gestão, o que na atual conjuntura assume especial importância.

Na Sessão de Abertura do Colóquio usaram da palavra Lídia Lopes (Coordenadora da CELE da APDA), Rui Godinho (Presidente do Conselho Diretivo da APDA), Jaime Melo Baptista (Presidente do Conselho Diretivo da ERSAR) e Joaquim Poças Martins (em representação do Presidente da Câmara Municipal do Porto).

No primeiro painel, J. Henrique Salgado Zenha, Paula Lopes e Paulo Gromicho (da CELE da APDA) apresentaram a temática “O Mercado e os Preços: Caracterização do Setor, Evolução dos Preços e Análise das Tendências”.

De seguida, João Simão Pires (da CELE) centrou-se na “Recuperação de Custos nos Serviços de Água” e “Análise de Conjuntura às Entidades Gestoras de Serviços de Água” foi o tema sobre o qual se debruçou Sérgio Hora Lopes (CELE).

Na sessão da tarde, Jorge Fiel (Sub-Director do Jornal de Notícias) moderou o painel “Os Serviços de Interesse Geral, a Crise e seus Desafios: Uma Análise Comparada”, no qual participaram Joaquim Silva Filipe (Administrador da EDP Produção), Jaime Melo Baptista e Paulo Fonseca (Jurista do Departamento de Estudos da DECO).

O evento encerrou com uma interessante e muito atual conferência subordinada ao tema “Portugal e a Europa: Os próximos anos”, proferida pelo professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Fernando Teixeira dos Santos.

Este evento marcou o início das comemorações do 25.º aniversário da APDA, que se estenderão por todo o ano 2013.