SIMLIS, CM DE OURÉM E APDA DEBATERAM ÁGUAS RESIDUAIS DA HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

19/04/2013

Teve lugar no passado dia 11 de abril, no Auditório da Câmara Municipal de Ourém, um um Seminário intitulado “Águas Residuais da Hotelaria e Restauração. Implicações de Óleos e Gorduras na Gestão de Coletores e Sistemas de Tratamento”. Este evento foi organizado pela SIMLIS – Saneamento Integrado dos Municípios do Lis, SA e pala Câmara Municipal de Ourém, com o apoio da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), através da sua Comissão Especializada de Águas Residuais (CEAR).

Com este Seminário pretenderam os organizadores realçar a importância para as entidades gestoras da resolução a montante dos sistemas de coleta e tratamento, deste tipo de águas residuais, bem como sensibilizar as unidades hoteleiras e similares para as implicações da descarga sem tratamento de óleos e gorduras nos coletores municipais.

Na sessão de abertura intervieram o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, e o Presidente do Conselho Diretivo da APDA, Rui Godinho.

Depois, Pedro Béraud, coordenador da CEAR da APDA, apresentou um breve enquadramento dos principais impactes dos óleos e gorduras na gestão deste tipo de efluentes nos sistemas de drenagem e tratamento, para as entidades gestoras.

No painel sobre regulamentação em vigor e das repercussões da descarga sem tratamento – moderado por Filipa Alves, Administradora-Delegada da SIMLIS –, Sandra Jorge apresentou o Regulamento de Descarga da SIMLIS, disponível desde 2011. Miguel Freire, da Ourémviva focou as principais dificuldades na limpeza de coletores e destinos finais adequados para óleos e gorduras.

No painel seguinte, dedicado à apresentação de eventuais soluções, Rui Nunes, da Dégremont, centrou-se no dimensionamento e operação de desengorduradores e digestores de gordura. O representante da Óleotorres, André Ferreira, fez uma apresentação de um projeto ainda não finalizado para a recolha de sabonetes usados em hotéis. Isabel Pereira e Sandra Vieira, da SIMLIS, apresentaram o projeto de sensibilização para a implementação de sistemas de remoção de óleos e gorduras junto da hotelaria e restauração.

Este Seminário marcou o início de um ciclo de eventos promovidos pela CEAR da APDA que está previsto desenvolver-se ao longo de 2013.