ENEG 2013 CONTINUA EM COIMBRA A DEBATER O SETOR

04/12/2013
Prosseguiu hoje em Coimbra o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2013, uma organização da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) que decorre até sexta feira no Auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra.
 
Do programa desta quarta feira, o destaque foi para as Mesas Redondas “A Internacionalização no Setor” e “Regulação dos Serviços” e para as Palestras “Congresso Mundial da Água IWA Lisboa 2014” por Jaime Melo Baptista (Presidente do Congresso), Rui Godinho (Lisbon Organizing Committee/ APDA) e Maria João Benoliel (Lisbon Organizing Comitteee e Joint Operating Committee/ EPAL) e “What We Talk About When We Talk About Water Innovation in Europe”, a cargo de Wim van Vierssen (CEO do KWR Watercycle Research Institute).
 
Na Mesa Redonda “A Internacionalização no Setor” foram debatidas questões relativas às principais potencialidades e entraves à internacionalização do setor português da água. Moderada por Rui Godinho (Presidente do Conselho Diretivo da APDA), foram oradores Luís Florindo (Diretor Executivo da Ernst & Young), Edson Giriboni (Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), Enrique Castiblanques (Administrador da AQUAPOR), Fernando Ferreira (Administrador da EFACEC – Engenharia e Sistemas), Francisco Nunes Correia (Presidente da Parceria Portuguesa para a Água) e Marcelo Nuno (Presidente cessante da Águas de Coimbra).
 
De tarde, na Mesa Redonda “Regulação do Setor”, foram discutidos os vários modelos de regulação em prática em diversos países de língua oficial portuguesa. Intervieram Jaime Melo Baptista (Presidente da ERSAR – Portugal), João Renato Lima (Presidente da ARE - Agência de Regulação Económica – Cabo Verde), José Luiz Lins dos Santos (Presidente da ABAR – Associação Brasileira de Agências de Regulação), Manuel Alvarinho (Presidente do CRA – Conselho de Regulação do Abastecimento de Água – Moçambique) e Pedro Amaral Jorge (Administrador da Indaqua). A moderação esteve a cargo de Eduardo Cardadeiro, Professor da Universidade Autónoma de Lisboa.
 
Na parte lúdica, nota especial para a realização do Campeonato de Montagem de Ramais em Carga – Pipe Contest 2013.



Design Binário