ENEG 2013 SUPEROU EXPETATIVAS

06/12/2013
Organizado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) terminou em Coimbra o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento – ENEG 2013, que decorreu desde dia 3 de dezembro no Auditório da Fundação Bissaya Barreto, com o tema geral “Inovação, Internacionalização e Informação como Fatores de Sustentabilidade do Setor”.
 
O ENEG 2013 recebeu representantes do Brasil, de PALOP´s (Angola, Cabo Verde e Moçambique) e Holanda e de diversas organizações nacionais e internacionais ligadas ao setor da água e saneamento.
 
Ao longo de três dias a “indústria da água” passou pelo ENEG 2013. O evento contou com cerca de 450 participantes, foram apresentadas 124 comunicações distribuídas por sete temas técnicos, decorreram sete mesas redondas com a participação de cerca de quatro dezenas especialistas convidados, 11 business meetings com apresentações comerciais, uma exposição de equipamentos, produtos e serviços (com 28 expositores, um camião de demonstração e cerca de 150 pessoas), e foram entregues os Prémios “Tubos de Ouro” à qualidade de serviço e do Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga – Pipe Contest Portugal 2013.
 
Durante o evento foram lançados três novos livros da APDA: “20 Anos do Modelo Institucional dos Serviços de Água em Portugal”, “A Telemetria nas Entidades Gestoras – Presente ou Futuro?” e “Sistemas de Informação e Eficiência nas Entidades Gestoras”.
 
Entre os momentos alto do ENEG 2013 esteve a assinatura de um Acordo de Cooperação entre a APDA e a AQUASHARE – Rede Moçambicana de Partilha de Conhecimento no Domínio de Águas com o objetivo de facilitar a comunicação entre ambas as instituições, partilhar experiências e procurar soluções para os desafios futuros que se colocam ao ambiente, designadamente nos domínios setoriais estratégicos da água, saneamento, gestão de recursos hídricos e outras áreas afins.
 
O ENEG 2013 terminou com a realização das visitas técnicas e culturais.
 
O evento confirmou-se como uma referência obrigatória para todos os que se movimentam no setor das águas em Portugal, sejam entidades gestoras, prestadores de serviços e outras instituições que operem neste domínio.
 
O ENEG 2013 culminou um ano de comemorações do 25.º aniversário da APDA.



Design Binário