SUCESSOS INTERNACIONAIS DOS MEMBROS DA PPA EM 2013

18/02/2014

À semelhança do ano passado, a Parceria Portuguesa para a Água (PPA) levou a cabo, durante o passado último mês de janeiro, um inquérito junto dos seus associados ao “Balanço de Internacionalização de 2013”. Pelas suas características, este inquérito focalizou-se nas empresas e nos centros de investigação que integram a Parceria.

Este ano registaram-se 75 respostas, uma adesão quase universal nos segmentos de associados visados. O universo compreendido por este conjunto de 75 empresas e centros de investigação representa um volume de negócios de 2,2 mil milhões de euros e um total de cerca de 15,5 mil colaboradores.

Dentro deste universo, o “cluster da água” mobiliza o equivalente a 4 mil profissionais e os negócios internacionais representaram em 2013 cerca de mil milhões de euros para este conjunto de entidades. Apesar de, em termos globais, o exercício de 2013 ter sido genericamente um ano de continuada estagnação, a maioria das entidades conseguiu concretizar um crescimento nas suas actividades internacionais, mitigando assim os efeitos da retração do mercado nacional;

Cerca de um terço das entidades conseguiu, em 2013, internacionalizar linhas de serviço/produto, até à data circunscritas apenas ao mercado português. Também no ano transato, cerca de 60% das entidades conseguiu iniciar atividade num novo mercado geográfico (alguns fora do âmbito tradicional de enfoque das empresas portuguesas).

Fonte: Parceria Portuguesa para a Água (PPA)