VIMÁGUA INAUGURA SISTEMA DE ULTRAFILTRAÇÃO DA ETA DE STA. EUFÉMIA DE PRAZINS

21/03/2014

A Vimágua, enquanto entidade gestora do serviço público de abastecimento de água nos Municípios de Guimarães e de Vizela, tem como responsabilidade o cumprimento integral dos parâmetros legais de qualidade e o fornecimento de forma contínua de água com elevados padrões de qualidade e de segurança.

Neste contexto, as instalações e equipamentos que a Vimágua vai inaugurar no dia 22 de março de 2014, Dia Mundial da Água, contemplam um novo Posto de Transformação por forma a garantir a potência disponível para a captação, tratamento e elevação da água e economia na gestão dos consumos energéticos. Foi construído um edifício para a monitorização contínua dos caudais captados e dos níveis de turvação da água captada nos vários conjuntos de drenos de subleito, uma estação de pressurização e um pavilhão para instalação dos módulos de membranas de ultrafiltração.
 
 
As membranas de ultrafiltração são compostas por filamentos ocos e porosos de PVDF, com poros microscópicos na sua superfície, que são milhares de vezes menores em diâmetro do que um cabelo (0,02 micrómetros), constituindo uma barreira física para as partículas em suspensão e para os microrganismos como bactérias, protozoários e vírus, produzindo água que pode ser consumida com absoluta segurança.
 
O sistema de ultrafiltração instalado tem a capacidade de filtrar 24 mil metros cúbicos por dia, garantindo uma água com uma turvação inferior a 0,2 NTU. O investimento total ascendeu a dois milhões de euros, constituindo o maior investimento de sempre realizado no tratamento de água para Guimarães e Vizela.
 
Fonte: Vimágua EIM, SA