NEXO ÁGUA-ENERGIA DEBATIDO EM LISBOA

31/03/2014
A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) organizou, na tarde do passado dia 27 de março de 2014, no Pequeno Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), uma Sessão sobre o tema “Água e Energia”, integrada no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água.
 
Esta iniciativa – que contou com o apoio da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação de Energias Renováveis (APREN) e da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) – contou com a participação de um painel de oradores de reconhecidos méritos nas temáticas em causa.
 
António Costa Silva (Partex e IST-UL) abordou o papel da água na satisfação das necessidades de energia do planeta. António Gomes Martins, da Universidade de Coimbra, apresentou a sua perspetiva universitária numa comunicação a que deu o nome de “Água e Energia: Faina no Inseparável”. Francisco Sanchez (Sonae Capital) debruçou-se sobre os sucessivos papéis dos principais aproveitamentos hidroeléctricos em Portugal, apoiado num interessante olhar histórico. Por último, António Sá da Costa, Presidente da APREN, apresentou a posição desta Associação quanto à produção de eletricidade a partir da água (barragens e mini-hídricas).



Design Binário