NÚCLEO DE MULHERES PELA ÁGUA DA APDA REUNIU PELA PRIMEIRA VEZ

21/05/2014

Teve lugar no passado dia 30 de abril de 2014, na Sede da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), em Lisboa, a primeira reunião do Núcleo de Mulheres pela Água. Este Núcleo tem como objetivo central desenvolver a participação das mulheres no setor da água, aos vários níveis.

Do Conselho Diretivo da APDA, estiveram presentes nesta reunião Rui Godinho (Presidente), Isabel Ricardo (Vice-Presidente) e Marina Ladeiras (Vice-Presidente e Coordenadora do Núcleo). Dos membros do Núcleo marcaram presença Ana Antão (APDA), Ana Carlos (PPA), Ana Zambujo (Ambitrevo), Andreia Silva (SMAS de Almada), Elsa Ferreira (SMAS de Sintra), Isabel Nunes (SMAS de Almada), Márcia Reis (SMAS de Peniche) e Rosa Afonso (SMAS de Almada).
 
Rui Godinho começou por saudar as presentes, tendo explicado o processo de criação do Núcleo. Após breves apresentações pessoais de cada uma das participantes foi possível identificar algumas áreas de interesse, nomeadamente:
  1. Sistemas de Informação Geográfica;
  2. Qualidade da água;
  3. Responsabilidade social;
  4. Legislação;
  5. Planos de Segurança da Água;
  6. Lamas de ETAR.
No decorrer desta reunião foram identificados alguns temas considerados prioritários, designadamente:
  1. Informação e transparência;
  2. Acesso à água e ao saneamento como direito humano;
  3. Utilização de fontes de água alternativas para consumo humano;
  4. Ausência de tratamento de águas residuais. Que consequências?;
  5. Responsabilidade social (cultura, sensibilização e alteração de hábitos).
Foi ainda referido que as questões comportamentais devem ser aliadas às questões económicas, e que o Núcleo deve funcionar como um fórum de reflexão das preocupações das participantes. Aventou-se igualmente a possibilidade de colaboração com núcleos idênticos, principalmente nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
 
A APDA incentiva todas as mulheres que desempenhem atividade profissional ou académica no setor da água ou tenham interesse pelas temáticas com ele relacionadas, a aderirem a este Núcleo de Mulheres pela Água, bastando para tal contactar o Secretariado da APDA (ana.antao@apda.pt).
 



Design Binário