APDA ACOLHEU EM OEIRAS REUNIÃO PLENÁRIA DA EUREAU

26/09/2014

Nos passados dias 19 e 20 de setembro a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) foi anfitriã de uma reunião plenária da EurEau (Federação Europeia das Associações Nacionais dos Serviços de Águas), organização que integra ativamente desde 1988.

No dia 19, as três Comissões da EurEau – EU1 (Água de Abastecimento), EU2 (Águas Residuais) e EU3 (Legislação, Economia e Gestão) – reuniram em separado no Palácio do Marquês, em Oeiras. Seguiram-se uma visita guiada a este histórico Palácio e o jantar do evento.
 
No dia seguinte, no Restaurante Rio´s, no Complexo das Piscinas Oceânicas de São Julião da Barra, tiveram lugar dois workshops plenários nos quais foram abordados importantes temas para os serviços de águas europeus: os micropoluentes e o benchmarking. No primeiro workshop intervieram Gunda Röstel (membro do ExCom), os “chairs” das três comissões – Claudia Castell-Exner (EU1), Bruno Tisserand (EU2) e Roberto Zocchi (EU3) – e Almut Bonhage, Secretária-Geral da EurEau. Na segunda sessão estiveram presentes como oradores convidados Helena Alegre (investigadora do Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e Jereon Casaer (da DG Environment – Comissão Europeia).
 
Após o almoço, o programa terminou com uma visita técnica à ETAR da Guia, em Cascais, gerida pela SANEST, SA.
 
Esta reunião plenária da EurEau foi organizada pela APDA com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, União das Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Águas de Cascais, SA, SANEST, SA, SIMTEJO, SA, SMAS de Sintra e Bombas Grundfos Portugal, SA.



Design Binário