ÁGUAS DO ALGARVE INVESTE EM FUTURA ETAR FARO-OLHÃO

10/02/2015

A empresa Águas do Algarve, SA, irá investir cerca de 14,5 milhões de euros na futura Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Faro-Olhão, que se irá situar no local da atual ETAR de Faro Nascente, no concelho de Faro, a cerca de dois quilómetros da capital algarvia. Trata-se de uma ETAR cujo processo de tratamento terá de ser capaz de produzir um efluente final de elevada qualidade. 

A nova infraestrutura irá assegurar o tratamento dos efluentes produzidos no concelho de Faro (freguesias União de Freguesias de Faro, União das Freguesias de Conceição e Estoi), concelho de São Brás de Alportel (freguesia de São Brás de Alportel) e de Olhão (freguesias de Olhão, Pechão e Quelfes). 

As infraestruturas de tratamento existentes (ETAR de Faro Nascente e ETAR de Olhão Poente) encontram-se subdimensionadas relativamente às condições qualitativas e quantitativas atuais e utilizam sistemas de lagunagem que se revelam desadequados face aos níveis de qualidade agora exigidos para o efluente tratado a descarregar no meio recetor. 

Prevê-se que a nova ETAR ocupe o espaço onde se encontra atualmente a lagoa anaeróbia e parte da lagoa facultativa, sendo necessário proceder ao esvaziamento e limpeza das referidas lagoas, incluindo a remoção das lamas, como também a deposição em destino final adequado das lamas e das telas existentes no seu interior. 

O concurso Publico Internacional para a empreitada já foi lançado e o contrato tem por objeto a elaboração do Projeto de Execução da ETAR de Faro-Olhão. 

Fonte: Algarve Informativo Online