PROJETO COLABORATIVO APDA-ACQUAWISE SOBRE PLANOS DE SEGURANÇA DA ÁGUA

07/04/2015

O “abastecimento seguro de água para consumo humano de boa qualidade com a confiança dos consumidores” (Carta de Bona, IRAR, 2005) é um dos maiores desafios das entidades responsáveis pelos serviços de águas.

A abordagem dos Planos de Segurança da Água é considerada “o meio mais eficaz de consistentemente garantir a segurança da água distribuída é através de uma abordagem de avaliação e gestão de risco que abrange todas as etapas do sistema de abastecimento de água, desde a captação até ao utilizador” (Guia para a Qualidade da Água para Consumo Humano, Organização Mundial de Saúde, 3ª edição, 2004).
 
A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), em parceria com a empresa Acquawise Consulting, conscientes destes desafios e de como superá-los, estão a promover um projeto colaborativo para capacitar e apoiar tecnicamente as entidades gestoras a desenvolver um Plano de Segurança da Água e a caminhar no sentido de conquistar a confiança dos seus consumidores.
 
Esta iniciativa pretende reunir um grupo de várias entidades gestoras e adotará um formato colaborativo, em que as entidades participantes realizam elas próprias o trabalho de desenvolvimento mediante uma programação comum, com a coordenação, a formação e o apoio técnico da Acquawise Consulting.
 
Este formato apresenta a vantagem de permitir o estabelecimento de contactos com outras entidades gestoras e a partilha de experiências, dificuldades e desafios. Para além de permitir um controlo de calendário mais rigoroso fazendo com que as entidades participantes consigam um ritmo de trabalho eficaz e terminar o projeto no prazo previamente estipulado.
 
Cada etapa tem um programa específico sendo que, no seu início, está previsto sempre uma sessão de formação, de natureza presencial, com a duração de 1 ou 2 dias, e a decorrer nas instalações do Parque Tecnológico de Óbidos, para capacitar a entidade gestora a desenvolver os trabalhos dessa etapa. Serão também analisados os resultados das etapas anteriores, esclarecidas dúvidas, estabelecidos os objetivos específicos da etapa e definidos/clarificados os conceitos inerentes à mesma. Durante o decorrer do projeto estão previstas 2 deslocações da Acquawise Consulting às instalações de cada entidade gestora participante.
 
A iniciativa destina-se a todas as entidades gestoras de serviços de abastecimento de água interessadas no desenvolvimento e implementação de Planos de Segurança da Água nos seus sistemas. As entidades gestoras participantes poderão inscrever até três colaboradores.
 
O projeto decorrerá no período de 12 meses, estando previsto iniciar-se em 21 de abril de 2015.
 
Para as entidades gestoras que pretendam conhecer as condições e participar nesta iniciativa, devem enviar a sua manifestação de interesse por correio eletrónico para veronica.amado@acquawise.pt ou info@acquawise.pt.



Design Binário