SEGURANÇA DA ÁGUA REÚNE ENTIDADES RESPONSÁVEIS EM PROJETO COLABORATIVO

04/05/2015

Teve lugar no passado dia 21 de abril de 2015, em Óbidos, o arranque do Projeto Colaborativo Planos de Segurança da Água (PSA). Trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal, promovida pela Acquawise Consulting e a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) para apoiar as entidades gestoras a desenvolver o seu PSA, num período de 12 meses, e a caminhar no sentido de conquistar a confiança dos seus consumidores. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a abordagem dos Planos de Segurança da Água é considerada “o meio mais eficaz de consistentemente garantir a segurança da água distribuída” (Guia para a Qualidade da Água para Consumo Humano, OMS, 3.ª edição, 2004). Os Planos de Segurança da Água são uma abordagem de avaliação e gestão de risco que abrange todas as etapas do sistema de abastecimento de água, desde a captação até ao consumidor.

O projeto colaborativo adota um formato em que as entidades participantes realizam o trabalho mediante uma programação comum, com a coordenação, a formação e o apoio técnico da Acquawise. Para além de fazer com que as entidades participantes consigam um ritmo de trabalho eficaz e terminar o projeto no prazo previamente estipulado, apresenta ainda a vantagem de permitir o estabelecimento de contactos com outras entidades gestoras e a partilha de experiências, dificuldades e desafios. 

Participam nesta iniciativa a Câmara Municipal do Barreiro, a EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, os SM Nazaré, os SMAS Vila Franca de Xira, e os SMAS de Torres Vedras, que no total abastecem cerca de 425 mil consumidores (4% da população portuguesa), com um volume total diário de cerca de 90 mil m3 de água.