CONFERÊNCIA NA ORDEM DOS ENGENHEIROS SOBRE SURTO DE LEGIONELLA

08/05/2015

A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização, em colaboração com as secções nacionais da American Society of Heating, Refrigerating, and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE) e da Federation of European Heating, Ventilation and Air Conditioning Associations (REHVA), vai promover no dia 21 de maio de 2015, uma Conferência intitulada “Surto de Legionella. Causas e Consequências”, que conta com a participação de vários técnicos especialistas nacionais e europeus, bem como de entidades oficiais nacionais. 

O surto de Legionella que ocorreu em novembro de 2014 veio colocar na ordem do dia, uma vez mais, a necessidade de prevenção, ao nível do projeto, da operação e da manutenção em redes prediais e sistemas AVAC e também nas instalações industriais, que em geral incorporam torres de arrefecimento de dimensão relevantes. Estes procedimentos são indispensáveis para minimização de risco de ocorrência de Legionelos e que é conhecida também vulgarmente por “Doença dos Legionários”. 

O conhecimento do que se vai investigando neste domínio, mormente nos países do sul da Europa e o conhecimento das soluções aí aplicadas, bem como da legislação que tem vindo a ser publicada nesses países, permitirão sem dúvida, uma reflexão proveitosa para o setor da climatização e da indústria a nível nacional. 

Na segunda parte da Conferência, continuando a tradição de publicação de material técnico atual em português na área da Climatização, será apresentado e discutido o manual da REHVA traduzido para português sobre o título: “Legionelose. Prevenção em Redes Prediais e Sistemas AVAC – Guia Prático de Projeto, Operação e Manutenção para Minimização do Risco”. 

Para conhecer o programa desta Conferência clique aqui.