CURSO FUNDEC SOBRE “OPERAÇÃO DE ETAR E REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS”

03/06/2015

Tem lugar nos próximos dias 17 e 18 de junho de 2015, numa sala do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, o Curso “Operação de ETAR e Reutilização de Águas Residuais”, organizado pela FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura. 

Valores de emissão mais exigentes ao nível das descargas de águas residuais e de águas lixiviantes, assim como a reutilização destas águas, levaram ao desenvolvimento de novas tecnologias de tratamento. Estas tecnologias abrangem todas as fases do processo, desde o pré-tratamento até aos sistemas terciários para recuperação e reutilização dos efluentes e das lamas. 

Neste curso, ao nível da fase líquida, abordam-se os processos de coagulação, floculação, flotação, decantação lamelar, de arejamento por bolha fina e em tanque único, de desnitrificação e de remoção de fósforo, carvão ativado e osmose inversa. Ao nível do tratamento de lamas serão analisados os sistemas da estabilização de lamas por via química e biológica, e os sistemas de desidratação mecânica, filtros banda, prensa e centrífugas. Serão apresentados esquemas de tratamento de águas residuais e lixiviantes indicando-se as eficiências dos vários processos. 

Os destinatários deste curso são engenheiros projetistas e quadros técnicos das entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água ou de drenagem de águas residuais. 

Mais informações e inscrições neste curso em www.civil.ist.utl.pt/fundec.