OCDE APRESENTA PRINCÍPIOS PARA A GOVERNAÇÃO DA ÁGUA

08/06/2015

Ministros dos 34 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) saudaram – em reunião havida no passado dia 4 de junho de 2015, em Paris – o documento “Princípios da OCDE para a Governação da Água”, que estabelece um conjunto de orientações tendentes à definição e implementação de políticas da água mais efetivas, eficientes e inclusivas, encorajando os governos a aplicá-los na prática.

Este documento é o culminar de todo um processo que a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água (APDA) acompanhou desde os seus alvores – integrando a Iniciativa da OCDE para a Governação da Água – e assina.

Os 12 Princípios para a Governação da Água constituem um quadro para os governos levarem a efeito melhores políticas da água, podendo ser usados para desenvolver a perspetiva da OCDE sobre a gestão da água nos próximos anos.

Os Princípios foram desenvolvidos através de uma abordagem que envolveu múltiplos stakeholders e apoiados por um conjunto alargado de organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos no 7.º Fórum Mundial da Água, que teve lugar entre os dias 12 e 17 do passado mês de abril na Coreia do Sul, através da Declaração de Daegu.

Os próximos passos incluem a identificação e a ampliação das melhores práticas e o desenvolvimento de um conjunto de indicadores para suportar a implementação destes Princípios.

Fonte: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)