ETAR DE RIACHOS COM TRATAMENTO EFICAZ

16/06/2015

O tratamento realizado nos novos equipamentos do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Riachos com uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) – gerida pela Águas do Ribatejo, EM – é eficiente a tratar as águas residuais domésticas que antes corriam para os rios Almonda e Tejo numa zona classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO. 

As obras custaram mais de 2 milhões de euros e para além da inovadora ETAR incluíram sete novas estações elevatórias e as condutas que ligam as infraestruturas. As estações elevatórias da Quinta do Melo, UNITAL, Meia Via, Casais Castelos, Bênção do Gado, TVT e São José estão em pleno funcionamento elevando o esgoto até à ETAR de Riachos. 

O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, que é também vogal do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo, EM, congratula-se com a situação. “A ETAR de Riachos é uma das obras mais relevantes deste programa de investimentos porque vai proteger os recursos naturais existentes, nomeadamente nesta zona protegida na Reserva Natural do Paul do Boquilobo.” 

Por seu turno, Francisco Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da empresa, justificou o elevado investimento com as necessidades que existiam na área do saneamento e do abastecimento de água. O autarca releva a dimensão populacional e territorial do concelho que é o maior dos sete integrados na Águas do Ribatejo, EM. 

Fonte: Águas do Ribatejo, EM