RELACRE – AÇÃO DE FORMAÇÃO SOBRE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSAIO E ESTIMATIVA DAS INCERTEZAS

09/07/2015

A Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal (RELACRE) irá levar a cabo, nos próximos dias 13, 14 e 15 de julho de 2015, em Lisboa, uma ação de formação sobre “Validação de Métodos de Ensaio e Estimativa das Incertezas em Laboratórios de Análise Química – Avançada” (21 horas de formação). 

No final da formação os formandos deverão ser capazes de aplicar as metodologias de validação de métodos e de estimativa das incertezas associadas aos métodos, em laboratórios de análise química. 

Os formandos deverão estar habilitados a: 

  • Implementar procedimentos gerais para validação de métodos internos de ensaio em química;
  • Demonstrar que o método interno de ensaio, nas condições em que é praticado, exibe o desempenho e as características necessárias para obtenção de resultados com a qualidade exigida, para o fim a que se destinam;
  • Implementar as várias abordagens e metodologias de determinação de incertezas nas análises químicas, bem como validar as incertezas estimadas. 

O público alvo desta ação são quadros e técnicos com interesse na realização de uma reciclagem e aprofundamento dos conhecimentos no âmbito da validação de métodos de ensaio e estimativa das incertezas de análise química. 

Para mais informações e inscrições consultar www.relacre.pt

Fonte: Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal (RELACRE)