NOVOS SISTEMAS MULTIMUNICIPAIS ENTRARAM EM FUNCIONAMENTO

17/07/2015

Entraram em funcionamento no passado dia 1 de julho de 2015 os novos sistemas multimunicipais que resultaram do processo de agregação dos anteriores sistemas em “alta”. As entidades gestoras que irão gerir estes novos sistemas, pertencentes ao grupo Águas de Portugal, são a Águas do Norte, SA, a Águas do Centro Litoral, SA, e a Águas de Lisboa e Vale do Tejo, SA, cobrindo cerca de 80% da população (entre serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais).

Estas agregações terão impacto nas tarifas em “alta” cobradas aos municípios abrangidos, pela captação e tratamento de água e pelo tratamento de águas residuais e rejeição no meio hídrico.

De acordo com nota de imprensa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), estas alterações tarifárias “serão feitas de forma faseada: as reduções das tarifas serão aplicadas integralmente já a partir de julho de 2015, enquanto para os municípios cujas tarifas irão aumentar, esse aumento apenas produzirá efeitos a partir de janeiro de 2016, sendo feito gradualmente até 2020”.

Para a entidade reguladora, “a agregação dos sistemas multimunicipais tem como vantagem a harmonização tarifária a uma escala mais ampla, promovendo a equidade territorial e contribuindo, por via do alargamento da solidariedade regional, para a resolução dos problemas de sustentabilidade económica e financeira de entidades do setor, nomeadamente dos défices tarifários”.