ÁGUAS DO NORTE INAUGUROU ETAR DE FORNOS – CASTELO DE PAIVA

28/07/2015
A empresa Águas do Norte inaugurou no passado dia 20 de julho de 2015 a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Fornos – Castelo de Paiva. A entrada em funcionamento da nova infraestrutura permitirá tratar as águas residuais e, consequentemente, melhorar a qualidade das águas do rio Douro e as condições de vida da população local.
 
A ETAR de Fornos, localizada no lugar do Castelo de Baixo, município de Castelo de Paiva, está dimensionada para tratar 1.133 metros cúbicos diários de águas residuais domésticas, tendo capacidade para servir uma população de 8.400 habitantes equivalentes, dos municípios de Castelo de Paiva e de Cinfães.
 
Trata-se de um investimento em infraestruturas de cerca de 2,35 milhões de euros, que possibilitará a melhoria da qualidade ambiental nos concelhos abrangidos. O investimento foi concretizado através da construção da ETAR de Fornos, pelo valor de 2,05 milhões de euros e pela execução do sistema intercetor, no montante de 0,03 milhões de euros, envolvendo a construção de uma estação elevatória e cerca de 1 km quilómetro de tubagem enterrada, destinadas a recolher e encaminhar até à ETAR as águas residuais produzidas.
 
A Águas do Norte iniciou atividade a 30 de junho de 2015, mediante a agregação das empresas Águas do Douro e Paiva, Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Simdouro e Águas do Noroeste, integradas no grupo Águas de Portugal.
 
Fonte: Águas do Norte, SA