SEGURANÇA DO SANEAMENTO EM DESTAQUE NO CONGRESSO MUNDIAL DA GWOPA

02/10/2015

Teve lugar entre os dias 16 e 18 de setembro de 2015, em Barcelona, o 3.º Congresso Mundial da Global Water Operators' Partnerships Alliance (GWOPA), que contou com a presença de mais de 450 participantes de 85 países e cerca de 80 comunicações.

A Acquawise Consulting – membro associado da APDA – foi representar a Organização Mundial de Saúde e apresentar o Planeamento da Segurança do Saneamento (PSS), no âmbito da sessão temática “Saneamento, Serviços de Águas Residuais & SWOPs”.

O acesso universal a serviços de água e saneamento melhorados e seguros será um desafio comum para todas as entidades nos próximos anos. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que estabelece os objetivos e metas que estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta, vem reforçar nos Objetivos 6 e 11 de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a necessidade de “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos” e de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, respetivamente.
 
É de realçar que todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, serão responsáveis pelo cumprimento dos ODS. O Planeamento da Segurança do Saneamento irá desempenhar um papel muito importante para a concretização dos ODS pois visa melhorar os serviços de saneamento e promover a segura reutilização e destino final dos subprodutos do saneamento, salvaguardando a saúde humana e assegurando a proteção do meio ambiente.
 
Fonte: Acquawise Consulting