ACQUAWISE CONSULTING APRESENTA PROJETO COLABORATIVO PSA 2016

06/10/2015

Face ao sucesso da primeira edição do Projeto Colaborativo Planos de Segurança da Água (PSA), a empresa Acquawise Consulting, em parceria com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), irá promover a segunda edição em 2016.

O projeto apresenta um formato colaborativo, em que as entidades participantes realizam elas próprias o trabalho de desenvolvimento do seu PSA, mediante uma programação comum, com a coordenação, a formação e o apoio técnico da Acquawise Consulting. Este formato permite uma partilha de experiências com as outras entidades participantes, e um controlo de calendário rigoroso, fazendo com que as entidades participantes consigam um ritmo de trabalho eficaz e terminar o projeto no prazo previamente estipulado.
 
Relembramos que está a decorrer a revisão dos anexos técnicos da Diretiva da Qualidade da Água (Diretiva 98/83/EC do Conselho, de 3 de novembro), nos quais se pretende refletir os progressos científicos e técnicos, nomeadamente a adoção de uma abordagem de gestão do risco tal como definida nos planos de segurança da água desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (Guidelines for Drinking Water Quality) e na norma EN 15975 – Security of drinking water supply – Guidelines for risk and crisis management. É expetável que a revisão seja adotada até ao final de 2015, com um período de 24 meses para transposição nacional.
 
As entidades que iniciarem atempadamente o processo de desenvolvimento do Plano de Segurança de Água, estarão mais aptas para cumprir com os requisitos legais que serão impostos.
 
As entidades interessadas em participar nesta iniciativa deverão proceder da seguinte forma: 
 
  1. Manifestação de interesse de participação a enviar por correio eletrónico para veronica.amado@acquawise.pt ou info@acquawise.pt) até 15 de outubro de 2015;
  2. Envio de proposta pormenorizada pela Acquawise até 30 de outubro de 2015;
  3. Formalização de participação até 30 de novembro de 2015.
 
Para mais informações sobre este Projeto Colaborativo clique aqui.
 
Fonte: Acquawise Consulting